MEMÓRIA E HISTÓRIA EM O FANTASMA DE LUIS BUÑUEL: UMA ANÁLISE CRÍTICA EM “A NOITE DO PRINCÍPIO”.

Autores

  • Tallyson Tamberg Cavalcante Oliveira da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Lucélia de Sousa Almeida Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24101
Agências de fomento

Palavras-chave:

O fantasma de Luís Buñuel, memória, sociedade, história, ditadura militar.

Resumo

O presente trabalho investigativo tem como principal objetivo uma análise do romance O fantasma de Luís Buñuel (2004), de Maria José Silveira, centralizando-se prioritariamente na primeira parte da obra, intitulada “1968 – Edu: a noite do princípio”. O romance em questão divide-se em cinco partes, cada qual centralizada nas ações dos cinco protagonistas, formando, assim, histórias que, embora interligadas, estruturam-se como narrativas independentes. A análise aqui empreendida centra-se primordialmente no aspecto memorialístico da narrativa, investigando, pois, de que maneira a estrutura desse romance – especialmente no que se refere ao foco narrativo e à constituição das personagens – contribui para a construção dos painéis da memória, nos seus aspectos individual e coletivo, relacionando-a ao contexto histórico do enredo: o período da Ditadura Militar no Brasil. Desta feita, referenciar-nos-emos, no que diz respeito ao conceito de memória, em Halbwachs (2003), Le Goff (2013), Pollak (1989, 1992) e Ricoeur (2008); no que tange aos aspectos relacionados ao campo da historiografia e da ficção, bem como de suas fronteiras, tomamos como base os estudos de Hutcheon (1991), White (1994) e Ricoeur (2008), por fim, as considerações de Candido (2009, 2014) sobre o modus operandi duma crítica literária de cunho sociológico foram, também, tomadas como referência para o procedimento de análise e interpretação da obra.  

Biografia do Autor

Tallyson Tamberg Cavalcante Oliveira da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Letras com habilitação em Português/Literatura pela Universidade Federal do Ceará. Mestrando em Letras pela UFMA, campus III, na área de concentração em Linguagem, Cultura e Discurso, atuando na linha de pesquisa em Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber.

Lucélia de Sousa Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Letras pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora Adjunta I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus III, atuando na graduação e na pós-graduação do curso de Letras, é coordenadora do Grupo de Estudos em Literatura e Cultura, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, T. T. C.; ALMEIDA, L. de S. MEMÓRIA E HISTÓRIA EM O FANTASMA DE LUIS BUÑUEL: UMA ANÁLISE CRÍTICA EM “A NOITE DO PRINCÍPIO”. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 08–23, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i28.24101. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24101. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LITERATURA E INTERARTES, DESDOBRAMENTOS ESTÉTICOS E CULTURAIS