NÃO ÉS TU, BRASIL: LITERATURA E HISTÓRIA NO TEMPO DA REPRESSÃO MILITAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.24573
Agências de fomento

Palavras-chave:

Não és tu, Brasil, Marcelo Rubens Paiva, literatura, história.

Resumo

O presente artigo estuda as interlocuções entre literatura e história no romance Não és tu, Brasil (1996), de Marcelo Rubens Paiva. Nesta obra, o escritor brasileiro, por meio de uma narrativa polifônica e multifacetada, expõe as dificuldades, violências e opressões sofridas por Carlos Lamarca e seus companheiros da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) na luta contra o regime militar da época. Ao produzir um texto literário que adota como tema e enredo um acontecimento histórico, Paiva promove um processo de releitura da história pela literatura, promovendo um diálogo interdisciplinar que possibilita uma ampla reflexão acerca de um dos momentos delicados do Brasil no século XX. O estudo é desenvolvido através da discussão teórico-crítica da obra adotada como corpus, procurando-se detectar os modos pelos quais ocorre na narrativa a construção das relações intertextuais entre os elementos históricos e ficcionais.

Biografia do Autor

Rafael Victor Rosa Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduado em Direito pela Faculdade Católica do Tocantins (FACTO). Mestrando em Literatura Comparada na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Bolsista DS-UNILA.

Felipe dos Santos Matias, Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com período sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal. Professor Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada.

Downloads

Publicado

06-08-2020

Como Citar

OLIVEIRA, R. V. R.; MATIAS, F. dos S. NÃO ÉS TU, BRASIL: LITERATURA E HISTÓRIA NO TEMPO DA REPRESSÃO MILITAR. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 83–96, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.24573. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24573. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: MANIFESTAÇÕES DE RE-EXISTÊNCIA: A LITERATURA EM TEMPOS DE REPRESSÃO