NARRATIVAS DE CORPOS E IDENTIDADES EM DOCUMENTÁRIOS SOBRE MULHERES LATINO-AMERICANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.26063
Agências de fomento

Palavras-chave:

Helena Solberg, Cinema documentário, América Latina, Literatura Comparada, Estudos Interartes

Resumo

Os documentários Simplesmente Jenny (1977) e Meu corpo, minha vida (2017), em um período de 40 anos, unem dois momentos distintos do cinema de Helena Solberg. Ambos estão ancorados em observação e análise das existências de mulheres permeadas por ideais sexistas no curso da História, das Artes e Literaturas. Pautam-se, inclusive, por imposições sociais que propiciam o auge da violência contra a mulher existencial e politicamente, a partir de sociedades muito marcadas por imposições totalitárias de origem colonial. Assim, tais formações históricas encontram ressonância em discursos hegemônicos que estruturalmente embasaram as sociedades latino-americanas e são deflagradas justamente nas narrativas cujas interseccionalidades apresentam-se como um imperativo para a interrupção de expressões, vozes e vivências.

Biografia do Autor

Meire Oliveira Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste, campus Foz do Iguaçu).

Mestre e Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Docente do Curso de Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste, canpus Foz do Iguaçu).

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

SILVA, M. O. NARRATIVAS DE CORPOS E IDENTIDADES EM DOCUMENTÁRIOS SOBRE MULHERES LATINO-AMERICANAS. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 24–45, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i28.26063. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/26063. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LITERATURA E INTERARTES, DESDOBRAMENTOS ESTÉTICOS E CULTURAIS