La literatura en el cine: En el tiempo de las mariposas de Julia Álvarez. Reescrituras de la historia dominicana

Autores

  • Maria Antonia

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v6i7.4413

Palavras-chave:

Literatura y cine, nueva novela histórica, reescrituras de la historia, novela histórica dominicana, El trujillato, el asesinato de las hermanas Miraval.

Resumo

O objetivo dese trabalho consiste em testemunhar dois registros, um deles romanesco e o outro cinematográfico, que textualizam um fragmento da história dominicana. Este testemunho se manteve vivo durante décadas nas lembranças de seu povo e no imaginário popular dominicano a pesar do silêncio que se manteve a respeito da história oficial. Centrada na perspectiva da disáspora, a escritora Julia Álvarez reescreve a história das irmãs Mirabal, as quais se sublevam contra a ditadura de Trujillo, um episódio trágico que culminará com a morte das três irmãs em uma emboscada. A relação entre literatura e cinema se caracteriza nesse caso porque a exploração escritural reescreve livremente os episódios desse segmento do passado enquanto o filme, por sua vez, dá conta dos fatos contados por Álvarez com uma maior fidelidade, enquanto o romance fuciona como o seu metatexto discursivo.

Downloads

Publicado

26-11-2010

Como Citar

ANTONIA, M. La literatura en el cine: En el tiempo de las mariposas de Julia Álvarez. Reescrituras de la historia dominicana. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 6, n. 7, p. p. 105–120, 2010. DOI: 10.48075/rlhm.v6i7.4413. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/4413. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos