O ROMANCE HISTÓRICO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO E SUA RELEITURA DE MITOS HISPÂNICOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5850Resumo
A partir da análise do romance O Chalaça (1994), de José Roberto Torero, esse trabalho intenta dissertar acerca da leitura que tal obra procede em relação aos mitos hispânicos do pícaro e de Dom Juan, buscando apontar como o romance histórico brasileiro contemporâneo integra os sentidos desses mitos em sua construção profundamente subversiva acerca dos signos da história oficial. Tal integração de significados dá-se por meio da paródia e da intertextualidade, recursos projetados na construção do texto ao lado de uma linguagem carnavalizante, o que reitera o anseio desconstrucionista dessa forma romanesca, relacionando-se ao objetivo de propor alternativas ao discurso historiográfico oficial. Tais mitos, visualizados principalmente a partir do romance picaresco Lazarilho de Tormes, de autor anônimo, e da peça El burlador de Sevilla y convidado de Piedra, de Tirso de Molina, foram tomados do caráter atemporal e dinâmico que caracteriza o mito, tornando-se recorrentes em diversas obras posteriores e povoando o imaginário literário-cultural do ocidente. No romance histórico contemporâneo, altamente consciente de sua constituição intertextual, muitas vezes exteriorizada por meio da metalinguagem, que faz emersa a construção discursiva dos materiais textuais, os mitos hispânicos se articulam tanto na estrutura da obra como na construção dos personagens, fomentando os aspectos desconstrucionistas da literatura contemporânea, já que tais mitos se integram a um espaço social ex-cêntrico e recusado pelas normas da sociedade.
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