O REI DA VELA E A TRANSGRESSÃO ESTÉTICA DO TEATRO MODERNO BRASILEIRO

Autores

  • Wallisson Leites

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5895

Palavras-chave:

Dramaturgia contemporânea brasileira, O Rei da Vela, teatro oswaldiano.

Resumo

No contexto brasileiro, o Modernismo serviu como marco inicial para um processo de ressignificação da história, a exemplo, vale citar aqui o Manifesto Antropofágico (1928), de Oswald de Andrade que, sob influência das Vanguardas Européias, propunha a deglutição dos padrões artísticos burgueses da época, para se repensar a cultura no país, tornando-se, deste modo, importante referência para a produção artística nacional contemporânea. Considerando sua importância artístico-social, parte desta produção ainda requer estudos mais aprofundados, a exemplo do teatro de Oswald de Andrade.  Deste modo, pretende-se, a partir do presente trabalho, aprimorar o entendimento dos elementos constituintes da dramaturgia oswaldiana inserida na proposta artístico-social apresentada pelo modernismo brasileiro. Para tanto, tomar-se-á como corpus de análise, o teatro de Oswald Andrade, aqui especificamente a obra O rei da vela, escrita em 1933, para uma leitura reflexiva que aponte para confluências deste teatro com a proposta modernista.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

LEITES, W. O REI DA VELA E A TRANSGRESSÃO ESTÉTICA DO TEATRO MODERNO BRASILEIRO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 7, n. 10, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v7i10.5895. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/5895. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO AMERICANO