A Acta Elit Salutis (AES) é um periódico semestral, exclusivamente online, que publica artigos originais em todas as áreas das ciências da Saúde, as quais incluem medicina, nutrição, odontologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, educação física e ciências aplicadas á saúde. Serão aceitos artigos originais, em língua portuguesa, espanhola e inglesa que abordem as ciências da saúde sobre seus aspectos básicos, clínicos, de atendimento á saúde, saúde pública e epidemiologia. Os artigos podem incluir novos métodos experimentais; novos resultados obtidos experimentalmente; nova interpretação dos resultados ou dados existentes relativos a problemas clínicos; ou trabalho epidemiológico que forneça informações científicas substanciais relativos às ciências das saúde. As submissões dos artigos á este periódico que envolver pesquisas em indivíduos humanos ou animais deverá vir acompanhado dos pareceres dos respectivos Comitês de Ética em Pesquisa e atender a legislação internacional ou normas nacionais em vigência no país.

Artigos Originais

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Caso

Descrição detalhada de casos clínicos

Artigos de Revisão

Revisões Sistemáticas

Revisões Sistemáticas com Metanálise

Revisões Narrativas

Após submissão, os artigos serão avaliados pelo Conselho Editorial, o qual apreciará a adequação dos mesmos ao objetivo e política editorial do periódico. Em seguida, os artigos aprovados nesta etapa serão submetidos a uma  avaliação de adequação do artigo às normas da revista. O resultado dessa primeira etapa sairá em até 30 dias contados a partir da submissão. Caso o artigo possua problemas estruturais de não cumprimento das normas em vigência, os autores serão convidados a fazer as adequações solicitadas e ressubmeter o texto (15 dias de prazo). Após a ressubmição do artigo pelos autores, o trabalho será enviado para parecer cego por pares (blind peer review). Estimamos que o tempo médio para esta etapa é de até dois meses com 2 rodadas de avaliação e ressubmissão. Entretanto, este tempo está condicionado ao fluxo de artigos e ao retorno dos pareceristas. A ordem de publicação segue o critério de fila única, exceto quando o Comissão Editorial julgar necessário realizar balanços bibliográficos. Também será necessário o envio, pelo autor principal, da Carta de Apresentação (enviada na submissão e assinada pelo autor principal), Declaração de Conflito de Interesse (enviada na submissão e assinada por todos os autores) e Declaração de Direitos Autorais (enviada na submissão e assinada pelo autor principal).

Periodicidade

Os itens da revista podem ser publicados coletivamente, quando o sumário estiver pronto, ou individualmente, adicionando-se os mesmos ao sumário atual quando prontos.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Comissão Editorial da Revista

Ana Paula Vieira

Franciele Aní Caovilla Follador