Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Acta Elit Salutis?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

A acta Elit Salutis é um periódico exclusivamente on line, portanto os artigos deverão ser enviados através de submissão online. Todos os trabalhos submetidos serão revisados e a as instruções da revista são baseadas nos Requerimentos Uniformes para Manuscritos submetidos a revistas biomédicas (URM – Uniform Requirements of Manuscripts submitted to Biomedical Journals - The International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE).
ATENÇÃO: Para facilitar o processo de escrita do artigo, recomendamos que seja usado o Template do artigo (de acordo com o tipo de artigo a ser submetido), o qual apresenta todas as normas exigidas para a publicação (baixe o guia para autores).

Baixar Template Artigo original

Baixar Template Revisão de Literatura

Baixar Template Relato de caso

NORMAS PARA AUTORES:
- Página e margens: página no formato A4, todas as margens de 2,5 cm.
- Redação: o texto deve ser redigido em português, digitado no software Microsoft Word for Windows ou OpenOffice (ou ainda no formato .RTF), fonte do tipo times new roman, tamanho 11, justificado, espaçamento duplo e para citações diretas com mais de 3 linhas e demais notas usar fonte do tipo times new roman, tamanho 9, com espaçamento simples
- Os artigos originais e de revisão devem ter, no máximo, 8.000 palavras (sem incluir tabelas, gráficos, figuras e as referências bibliográficas); os relatos de caso devem ter no máximo 2000 palavras (sem incluir tabelas, gráficos, figuras e as referências bibliográficas).
Título: Título em português (em negrito e letras maiúsculas, fonte tamanho 18 espaçamento simples, centralizado); O título fornece uma descrição resumida do artigo completo e deve incluir informações que, juntamente com o resumo, possibilitará a busca eletrônica do artigo de forma mais acurada e específica.
Título em Inglês: tradução do título para língua inglesa, letras maiúsculas, fonte tamanho 14 espaçamento simples, centralizado.

Resumo e Abstract: Resumo em português e Abstract em inglês (em negrito , fonte do tipo times new roman, tamanho 9 com espaçamento simples, justificado, e máximo de 250 palavras);

Palavras-chave com mínimo de 3 e máximo 5 descritores, em português e inglês (fonte tamanho 10, espaçamento simples e separadas por ponto e virgula) As palavras-chave devem constar preferencialmente nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS);

Texto deve ser apresentado com as seguintes partes, não numeradas:

Título em português
Título em inglês
Autores e afiliações
Resumo
Palavras-chave
Abstract
Keywords
Texto principal (dividido em seções)
Introdução– Fornecer um contexto para o estudo que caracterize natureza do problema e sua importância. Indicar o objetivo específico da pesquisa e hipótese. Citar apenas referências diretamente pertinentes.
Métodos – Deve haver clareza sobre como e porque o estudo foi realizado. esta seção deve ser suficientemente detalhada para que outros com acesso aos dados possam reproduzir os resultados. Em geral, deve-se incluir apenas as informações que estavam disponíveis no plano ou protocolo do estudo (todas as informações obtidas durante o estudo pertencem à sessão Resultados).
Resultados – devem ser descritos de forma lógica e objetiva no texto, elucidados por figuras e tabelas quando necessário. Incluir análises realizadas e seus resultados.
Discussão– É interessante começar a discussão resumindo brevemente os principais resultados e explorar possíveis mecanismos ou explicações para esses achados. Enfatize os aspectos novos e importantes do seu estudo e coloque suas descobertas no contexto da totalidade das evidências relevantes. Indique as limitações e explore as implicações de suas descobertas para pesquisas futuras e para a prática clínica ou política de saúde. Discuta a influência ou associação de variáveis, quando apropriado, e as limitações dos dados. Não repita dados detalhados ou outras informações fornecidas em outras partes do texto, como na Introdução ou nos Resultados. Também, é útil dividir em subitens quando necessário.
Conclusão - Relacione as conclusões com os objetivos do estudo, mas evite declarações e conclusões não qualificadas não adequadamente apoiadas pelos dados. Evite fazer declarações sobre benefícios e custos econômicos, a menos que o manuscrito inclua os dados e análises econômicos apropriados. Evite aludir ao trabalho que não foi concluído.
Referências – Esta revista adota as “Normas de Vancouver” (http://www.icmje.org) como estilo para formatação das referências consultadas utilizando-se as abreviaturas recomendadas pelo Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. As referências devem ser apresentadas no texto na ordem sequencial numérica, sobrescritas. Não deverão ser citados trabalhos não publicados e e preferencialmente evitar a citação de resumos apresentados em eventos científicos. Todos os autores devem ser citados em números de até seis, ou apenas os três primeiros seguidos de et al., se sete ou mais autores.

Agradecimentos –agradecimentos a colaboradores entre outros poderão ser citados nesta seção, antes das referências.

Anexos – espaço para documentos importantes para o estudo, ex. instrumentos de coleta, tabelas de dados, análises estatísticas complementares, etc.
Declaração de conflito de interesse
Financiamento

Informações sobre Tabelas, Figuras e Gráficos
Figuras e Tabelas (se houver) deverão ser inseridas no corpo do texto de forma a facilitar a compreensão do estudo apresentado. As Figuras, preferencialmente coloridas, com numeração arábica progressiva. O título da figura deverá aparecer abaixo desta, seguido pela sua respectiva legenda, em fonte times new roman de tamanho 8. As figuras e gráficos devem possuir resolução suficiente dentro do texto para visualização se a página for ampliada pelo leitor e estar no formato .JPG. Os editores podem solicitar a reformatação das figuras para adequação do tamanho do arquivo ao sistema de editoração.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. baixar template do artigo
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega serão seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.