Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista Scientia Agraria Paranaensis?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

1. Política Editorial

A submissão do artigo na Scientia Agraria Paranaensis implica que os autores aceitam as normas da revista, ficando implícito que o mesmo não tenha sido e não seja submetido para publicação em outro periódico. Fica também implícito que, no desenvolvimento do trabalho, os aspectos éticos e o respeito à legislação vigente do copyright também foram observados.

A comissão editorial da Scientia Agraria Paranaensis é composta pelo Editor Chefe e pelos Editores Executivo-Científicos e Assistentes. Estes participam do processo de análise dos artigos auxiliando a comissão editorial a decidir sobre o mérito científico dos mesmos e nos casos em que os pareceres dos revisores ad hoc não são conclusivos.

Os manuscritos submetidos são avaliados, preliminarmente, por um dos Editores Executivo-Científicos. Nesta pré-análise, o manuscrito pode não ser aceito para publicação, sendo devolvido aos autores, ou ser preliminarmente aceito, sendo submetido à análise de, pelo menos, três revisores (ad hoc) especialistas no tema. Com base nos pareceres dos revisores, a comissão editorial decide, em última instância, sobre a conveniência ou não da publicação.

Com a aceitação do artigo para publicação, os editores adquirem amplos e exclusivos direitos sobre o artigo para todas as línguas e países. A publicação de artigos dependerá da observância das Normas Editoriais, dos pareceres do Editor Chefe e dos Editores Executivo-Científicos e da Comissão de revisores ad hoc. Todos os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial e tanto os autores quanto os membros do Corpo Editorial e/ou revisores ad hoc não obtêm informações identificadoras entre si.

O conteúdo dos manuscritos submetidos à publicação na Scientia Agraria Paranaensis é de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es), estando eles sujeitos às penalidades cabíveis quando necessárias. 

2. Instruções Gerais 

Os artigos científicos e revisões submetidos para publicação deverão ser encaminhados via eletrônica (http://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria), editados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, utilizando-se somente nomenclaturas oficiais e abreviaturas consagradas. No caso das revisões bibliográficas, serão aceitas para tramitação apenas aquelas que receberem convite por parte do Corpo Editorial. 

No preenchimento dos Metadados: deve-se observar que todos os metadados devem ser cuidadosamente preenchidos, visto que serão utilizados quando da publicação do artigo. Isto inclui o nome completo de todos os autores, sem abreviações, afiliações, e demais informações constantes no sistema. O NÚMERO DO IDENTIFICADOR ORCID DE TODOS OS AUTORES DEVE SER INSERIDO NA INTEGRA (exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097), IMPRETERIVELMENTE NO MOMENTO DA SUBMISSÃO, para que os trabalhos possam dar continuidade em seu processo avaliativo. Caso os autores não possuam o identificador ORCID, o mesmo pode ser obtido em https://orcid.org/Nos metadados, o título do artigo deve ser preenchido em letra minúscula, apenas com a primeira letra em caixa alta e casos em que houver nomes próprios. O Comitê Editorial não se responsabiliza por publicação de artigos cujos metadados estejam preenchidos de forma incorreta.

Ao iniciar o processo de submissão, no Passo 1, será necessário preencher o campo “Comentários para o Editor”, onde o autor deverá indicar o nome, afiliação e e-mail de três (03) avaliadores, com titulação de doutorado, que atuam na mesma área de pesquisa do artigo. 

Artigos que não se encontrarem nas normas serão imediatamente recusados pelos Editores Executivo-Científicos, sendo devolvidos aos autores para que se façam as adequações necessárias. 

Todas as linhas deverão ser numeradas e as laudas paginadas. O trabalho deverá ser digitado em tamanho A4 210 x 297 mm, com no máximo 28 linhas em espaço duplo por lauda, fonte Times New Roman, tamanho 12, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm. 

O máximo de páginas será 25 para artigos científicos, 30 para revisão bibliográfica e 15 para nota ciêntifica, incluindo tabelas, gráficos e ilustrações. Tabelas, gráficos e figuras não poderão estar com apresentação tipo paisagem. 

O artigo científico deverá conter os seguintes tópicos:

A) TÍTULO, suficientemente claro, conciso e completo. Recomenda-se começar pelo termo que represente o aspecto mais importante do trabalho, com os demais termos em ordem decrescente de importância; deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, centralizado e com letras maiúsculas.

B) Autores: quando da submissão devem estar omitidos no artigo o nome de todos os autores, bem como qualquer trecho que possibilite a identificação dos mesmos. Somente após o aceite do trabalho e quando do envio da versão final já corrigida é que a autoria, afiliações e endereços deverão constar no manuscrito, da seguinte forma: Nomes dos autores em letras minúsculas, sem abreviação, sem negrito, separados por ponto e vírgula, centralizados, em fonte Times New Roman tamanho 12, indicando com asterisco o autor para correspondência e, no rodapé da primeira página, deverão vir a formação acadêmica e o endereço profissional completo de todos os autores, com e-mail.

C) RESUMO, que não deve ultrapassar 250 palavras e não possuir parágrafos. Após o Resumo devem-se incluir Palavras-chave, diferentes daquelas constantes do título e separados por vírgula, em ordem alfabética. As palavras-chaves devem ser expressões que identifiquem o conteúdo do artigo e serem indicadas entre três e cinco.

D) ABSTRACT, incluindo, em seguida, TÍTULO EM INGLÊS, em fonte Times New Roman, tamanho 14, centralizado, itálico, sem negrito e com letras maiúsculas; Key words, com a mesma orientação das palavras-chave.

E) INTRODUÇÃO (incluindo a revisão de literatura).

F) MATERIAL E MÉTODOS.

G) RESULTADOS E DISCUSSÃO.

H) CONCLUSÕES.

I) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Antes das referências deverá também ser descrito, quando apropriado, que o trabalho foi aprovado pela Comissão de Ética e Biossegurança da instituição e que os estudos em animais foram realizados de acordo com normas éticas. 

A revisão bibliográfica deverá conter os seguintes tópicos: TÍTULO; RESUMO; Palavras-chave; ABSTRACT; TÍTULO EM INGLÊS; Key words; INTRODUÇÃO; DESENVOLVIMENTO; CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RODAPÉ: deve constar formação, titulação, endereço comercial completo (rua, número, bairro, Caixa Postal, CEP, cidade, estado) e e-mail de todos os autores. Recomenda-se fortemente que estas informações sejam colocadas durante o preenchimento dos metadados no sistema que gerencia a revista, antes da tramitação, para manter o sigilo sobre os autores e filiações para a etapa de avaliação do trabalho pelos revisores ad hoc. Quando do envio da versão final do trabalho, já com as correções e sugestões dos avaliadores, essas informações dos nomes dos autores e filiação deverão constar no corpo do trabalho.

 

AGRADECIMENTOS: ao fim do texto e, antes das Referências Bibliográficas, poderão vir os agradecimentos a pessoas ou instituições. O estilo, também aqui, deve ser sóbrio e claro, indicando as razões pelas quais se fazem os agradecimentos. 

TABELAS E QUADROS: deverão ser mencionados no texto como Tabela, e feitas no Word em fonte Times New Roman tamanho 10. As tabelas devem ser inseridas após as referências bibliográficas (no decorrer do texto, os autores devem apenas indicar o local onde a tabela deverá aparecer na versão definitiva, usando para isso: “Inserir aqui Tabela 1”). As tabelas não devem apresentar linhas verticais. 

FOTOGRAFIAS, GRÁFICOS, FIGURAS: deverão ser mencionados no texto como Figura. As figuras deverão ser inseridas após as referências bibliográficas (no decorrer do texto, os autores devem apenas indicar o local onde a figura deverá aparecer na versão definitiva, usando para isso: “Inserir aqui Figura 1”). As figuras deverão ser elaboradas com fonte Times New Roman, tamanho 10, sem negrito; sem caixa de textos e agrupadas;

- Fotografias deverão ser apresentadas em preto e branco ou coloridas, nítidas e com contraste, salvas em extensão "JPEG" com resolução mínima de 300 dpi. Quando pertinente, a fotografia deverá conter a barra de escala ou de referência de tamanho;

- Gráficos deverão ser elaborados preferencialmente em Excel, com letra Times New Roman, tamanho 10, sem negrito. 

SÍMBOLOS E FÓRMULAS QUÍMICAS: deverão ser feitas em processador que possibilite a formatação para o programa Page Maker (ex: MathType, Equation), sem perda de suas formas originais. 

NOMES CIENTÍFICOS: utilizar a nomenclatura binominal latina para os nomes científicos, com o nome genérico e específico por extenso e em itálico. Acrescentar o descritor na primeira vez que for feita a citação no corpo do trabalho. Nas vezes subseqüentes o gênero poderá ser abreviado. Ex.: Alternaria solani (Ell. & Martin) Jones & Grout, na primeira vez e A. solani nas vezes subseqüentes. Os vírus devem ser escritos pelo nome das espécies em inglês, itálico e primeira letra maiúscula, seguido das siglas. Ex.: Tomato mosaic virus – ToMV. 

ABREVIAÇÕES: utilizar o sistema métrico internacional: litro (L); mililitro (mL); microlitro (µL); µg mL-1 (ao invés de ppm); megagrama (ao invés de tonelada). Para unidades de tempo: segundos (s); minutos (min); horas (h). Para unidades de temperatura: graus Celsius (exemplo: 30 oC). Para produtos químicos, utilizar o nome técnico (ou princípio ativo) com iniciais minúsculas. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: normalizadas segundo a ABNT (NBR 6023/2002). A exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade dos autores do artigo. Outras orientações gerais:

- Devem-se apresentar todos os autores do documento científico (fonte);

- O nome do periódico deve ser descrito por extenso, não deve ser abreviado;

- Em todas as referências deve-se apresentar o local de publicação (cidade), a ser descrito no lugar adequado para cada tipo de documento;

- As referências devem ser ordenadas alfabeticamente e "alinhadas à margem esquerda";

- Deve-se deixar espaçamento simples nas entrelinhas e duplo entre as referências;

- Devem ser apresentadas da seguinte maneira:

 

a) Artigos de periódicos

DINIZ, E.R.; SANTOS, R.H.S.; URQUIAGA, S.S.; PETERNELLI, L.A.; BARRELLA, T.P.; FREITAS, G.B. de. Crescimento e produção de brócolis em sistema orgânico em função de doses de composto. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.32, n.5, p.1428-1434, set./out. 2009.

 b) Livro

FERREIRA, D.F. Estatística multivariada. Lavras: UFLA, 2009. 672p.

 c) Capítulo de livro com autoria específica

 

BERGEN, W.G.; MERKEL, R.A. Protein accretion. In: PEARSON, A.M.; DUTSON, T.R. Growth regulation in farm animals: advances in meat research. London: Elsevier Science, 1991. v.7, p.169-202.

 d) Parte de livro sem autoria específica

 

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Tecido muscular. In: ______. Histologia básica. 11.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 524p.

 e) Dissertação e Tese

 

FERREIRA, W.C. Estabelecimento de mata ciliar em áreas degradada e perturbada. 2006. 133p. Dissertação (Mestrado em Manejo Ambiental) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006.

 f) Trabalhos em eventos

 

COUTINHO, L.L.; GABRIEL, J.E.; ALVARES, L.E. Controle molecular do desenvolvimento da musculatura esquelética. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GENÉTICA E MELHORAMENTO ANIMAL, 12., 1999, Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG, 1999. p.355-376.

 

g) Documentos eletrônicos

- Livro no todo

TAKAHASHI, T. (Coord.). Tecnologia em foco. Brasília, DF: Socinfo/MCT, 2000. Disponível em: <http//www.socinfo.org.br>. Acesso em: 22 ago. 2000.

 - Parte de livro

 

TAKAHASHI, T. Mercado, trabalho e oportunidades. In: ______. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília, DF: Socinfo/MCT, 2000. cap.2. Disponível em: <http://www.socinfo.gov.br>. Acesso em: 22 ago. 2000.

 

 - Parte de congresso, seminário, etc.

 

GIESBRECHT, H.O. Avaliação de desempenho de institutos de pesquisa tecnológica: a experiência de projeto excelência na pesquisa tecnológica. In: CONGRESSO ABIPTI, 2000, Fortaleza, CE. Gestão de institutos de pesquisa tecnológica. Fortaleza: Nutec, 2000. Disponível em: <http://www.abipti.org.br>. Acesso em: 1 dez. 2000.

 

 - Tese

 

OLIVEIRA, A.H. Erosão hídrica em florestas de eucalipto na região sudeste do Rio Grande do Sul. 2009. 62p. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009. Disponível em: <http://bibtede.ufla.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1382>. Acesso em: 24 nov. 2009.

 

 - Artigo de periódico (acesso online):

 

JASPER, S.P.; BIAGGIONI, M.A.M.; RIBEIRO, J.P. Avaliação do desempenho de um sistema de secagem projetado para os pequenos produtores rurais. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.32, n.4, p.1055-1061, jul./ago. 2009. Disponível em: <http://www.editora.ufla.br/revista/32_4/(04)%20Artigo%204193.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2009.

 

·         CITAÇÕES NO TEXTO: conforme os exemplos:

a) Um autor: Oliveira (2009) ou (OLIVEIRA, 2009)

b) Dois autores: Silva e Leão (2009) ou (Silva; Leão, 2009)

b) Três ou mais autores - Ribeiro et al. (2009) ou (Ribeiro et al., 2009) (obs.: et al. Não escrever em itálico)

Se houver mais de uma citação no mesmo texto, os autores devem ser apresentados em ordem cronológica crescente, por exemplo: Souza (2004), Pereira (2006), Araújo (2007) e Nunes Júnior (2009); ou: (Souza, 2004; Pereira, 2006; Araújo, 2007; Nunes Júnior, 2009).

 

 

 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.