Caracterização eletroforética e bioquímica das esterases da abelha sem ferrão Tetragonisca weyrauchi (Hymenoptera, Apidae)

Autores

  • Ludimilla Ronqui
  • Douglas Galhardo
  • Francisco Tarcísio Lisboa
  • Maria Claudia Colla Ruvolo-Takasusiki
  • Vagner de Alencar Arnaut de Toledo

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v15i1.12665
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Palavras-chave:

Abelha Jataí, Inibidores, proteína, termoestabilidade

Resumo

Os meliponíneos são importantes polinizadores de espécies de plantas. A T. weyrauchi tem distribuição restrita, é encontrada somente na região norte do Brasil. Este estudo teve como objetivo realizar a caracterização eletroforética de esterases em T. weyrauchi e verificar o padrão de expressão de proteínas totais. Indivíduos adultos foram coletados na entrada de ninhos localizados na cidade de Alto Paraíso, Rondônia, e estocados a -20 °C. Extratos individuais de cabeça/tórax e abdômen das operárias foram submetidos à eletroforese em géis de poliacrilamida a 10% e gel de empilhamento a 5%. Os extratos de cabeça/tórax de T. weyrauchi possuem seis regiões de esterase. Em extratos do abdômen foi observada apenas uma região de atividade esterásica a EST- 4. As amostras aquecidas a 52 °C e 54 °C apresentaram diminuição na atividade relativa das esterases 1, 2, 3 e 4 e degradação total das esterases 5 e 6. A 58 °C somente a esterase 4 apresentou menor atividade relativa, enquanto as demais foram totalmente degradadas. No perfil eletroforético das proteínas foram evidenciados 24 peptídeos de acordo com a massa molecular, o tamanho variou de 10 a 220kDa. Este estudo revelou que o número de esterases encontrada é maior do que para outras espécies do mesmo gênero, bem como o número de proteínas. O teste de termoestabilidade mostrou que a resistência está associada à capacidade de termorregulação, uma característica importante, pois esta espécie é encontrada em regiões com altas temperaturas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

17-03-2016

Como Citar

RONQUI, L.; GALHARDO, D.; LISBOA, F. T.; RUVOLO-TAKASUSIKI, M. C. C.; TOLEDO, V. de A. A. de. Caracterização eletroforética e bioquímica das esterases da abelha sem ferrão Tetragonisca weyrauchi (Hymenoptera, Apidae). Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 70–75, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i1.12665. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/12665. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos