Dessecação em pré-colheita e corte-enleiramento combinados a um adesionante como estratégia de manejo na redução de perdas de grãos em canola

Autores

  • Carlos Augusto Pizolotto
  • Walter Boller
  • Nadia Canali Lângaro
  • Gilberto Omar Tomm

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v15i3.13552

Palavras-chave:

Brassica napus L., colheita, rotação de culturas

Resumo

A canola é uma espécie oleaginosa com amplo potencial de utilização nos sistemas de produção de grãos no Sul do Brasil. No entanto, a desuniformidade de maturação das síliquas, que apresentam deiscência natural, ocasiona perdas excessivas de grãos durante a maturação e no momento da colheita. O objetivo da realização desse trabalho foi avaliar e comparar diferentes sistemas de manejo da colheita de canola, com vistas à redução nas perdas e, consequentemente, na obtenção de maiores rendimentos de grãos colhidos. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com arranjo fatorial (5x2) com quatro repetições. Os sistemas de manejo da canola visando a colheita foram conduzidos com ou sem a aplicação de adesionante Grip®, sendo eles os seguintes: corte-enleiramento, dessecação química prévia com diquat ou glufosinato de amônio, aplicação de etefom e colheita com corte direto no ponto de maturação natural. O manejo da colheita com corte-enleiramento ou com dessecação química prévia reduz significativamente as perdas na colheita em ordem de 31% e 66%, permitindo a obtenção de maiores rendimentos de grãos quando comparados aos demais manejos utilizados.

Downloads

Publicado

03-10-2016

Como Citar

PIZOLOTTO, C. A.; BOLLER, W.; LÂNGARO, N. C.; TOMM, G. O. Dessecação em pré-colheita e corte-enleiramento combinados a um adesionante como estratégia de manejo na redução de perdas de grãos em canola. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 265–271, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i3.13552. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/13552. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos