Reguladores de crescimento na fertilidade de gemas e maturação da cultivar ‘Nebbiolo’ em região de elevada altitude de Santa Catarina

Autores

  • Douglas André Würz
  • Betina Pereira de Bem
  • Ricardo Allebrandt
  • José Luiz Marcon Filho
  • Leo Rufato
  • Aike Anneliese Kretzschmar
Agências de fomento

Palavras-chave:

Vitis vinifera L., reguladores de crescimento, poda longa, maturação tecnológica.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da aplicação de ácido naftaleno acético (ANA) e Ethrel®, na maturação da uva e na a fertilidade de gemas da cultivar Nebbiolo cultivada em regiões de elevada altitude de Santa Catarina durante a safra 2014/2015. Os tratamentos consistiram na aplicação dos reguladores de crescimento ácido naftaleno acético (ANA) e Ethrel® em diferentes estádios fenológicos durante o ciclo vegeto-produtivo da videira. No momento da colheita avaliou-se o conteúdo de sólidos solúveis, acidez total titulável e pH das bagas.  Durante o inverno foram coletados ramos do ano em dormência profunda para posterior indução de brotação e avaliação da fertilidade de gemas sob condições ideais de temperatura, fotoperíodo e umidade em fitrotron. A presença ou ausência de inflorescência foi avaliada pela brotação das gemas divididas em duas diferentes posições (gemais basais e medianas). A aplicação de ácido naftaleno acético (ANA) aumentou o conteúdo de sólidos solúveis nas bagas da cultivar Nebbiolo. A aplicação dos reguladores de crescimento ácido naftaleno acético (ANA) e Ethrel®, no estádio fenológico grão ervilha, aumentam a fertilidade de gemas, na porção basal e principalmente na porção mediana dos ramos da cultivar Nebbiolo em regiões de elevada altitude de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Douglas André Würz

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Produção Vegetal.

Possui especialização em Proteção de Plantas pela UFV e especialização em Agronegócio pela UNICESUMAR.

Atualmente é Doutorando em Produção Vegetal pela UDESC.

Downloads

Publicado

14-06-2018

Como Citar

WÜRZ, D. A.; PEREIRA DE BEM, B.; ALLEBRANDT, R.; MARCON FILHO, J. L.; RUFATO, L.; KRETZSCHMAR, A. A. Reguladores de crescimento na fertilidade de gemas e maturação da cultivar ‘Nebbiolo’ em região de elevada altitude de Santa Catarina. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 90–95, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/17995. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos