Relação entre o sombreamento, o crescimento e a qualidade de mudas de craibeira

Autores

  • Rosilvam Ramos Souza Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal, Campus de Patos, Paraíba
  • Antonio Lucineudo Oliveira Freire Universidade Federal de Campina Grande
Agências de fomento
Universidade Federal de Campina Grande, CNPq

Palavras-chave:

luz, qualidade de mudas, restrição luminosa

Resumo

Este estudo teve como objeto avaliar o crescimento e a qualidade de mudas de craibeira em função da intensidade luminosa. O experimento foi distribuído em delineamento inteiramente casualizado, avaliando-se três níveis de sombreamento (0% - pleno sol, 50% e 70%), com quatro repetições, e dez plantas por repetição. As plantas cresceram em sacos plásticos, contendo 5 L de substrato. Foram avaliadas: altura das plantas; diâmetro do caule; razão altura/diâmetro; taxa de crescimento absoluto; peso da matéria seca das raízes, do caule, das folhas e da parte aérea; área foliar específica e índice de qualidade de Dickson. As plantas submetidas a 50% de sombreamento apresentaram as maiores médias dos parâmetros crescimento, área foliar e qualidade de mudas, enquanto que o sombreamento a 70% promoveu redução no acúmulo de massa seca em todos os compartimentos das plantas analisados. Nesse caso, não se recomenda níveis acima de 50% de sombreamento por favorecer o estiolamento das mudas, sendo estas, de baixa qualidade.

Biografia do Autor

Rosilvam Ramos Souza, Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal, Campus de Patos, Paraíba

Engenheiro Florestal, formado pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos, Paraíba

Antonio Lucineudo Oliveira Freire, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro agrônomo, professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos, Paraíba.

Downloads

Publicado

05-09-2018

Como Citar

SOUZA, R. R.; FREIRE, A. L. O. Relação entre o sombreamento, o crescimento e a qualidade de mudas de craibeira. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 220, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/18031. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos