Germinação in vitro de pólen de caiaué

Autores

  • Alex Queiroz Cysne Embrapa Amazônia Ocidental
  • Flávia Batista Gomes Embrapa Amazônia Ocidental
  • Wanderlei Antonio Alves de Lima Embrapa Cerrados
  • Cristiane Krug Embrapa Amazônia Ocidental
Agências de fomento

Palavras-chave:

Elaeis oleifera, sacarose, viabilidade polínica

Resumo

O caiaué, palmeira nativa das Américas, é essencial para o melhoramento genético do dendezeiro, sendo seu pólen indispensável no desenvolvimento de híbridos. Em virtude da relevância desta espécie para a palmicultura, objetivou-se avaliar os efeitos da concentração de sacarose, quantidade de pólen e fotoperíodo na germinação de grãos de pólen de caiaué com vistas no estabelecimento de procedimentos adequados para a obtenção da máxima expressão da viabilidade. Foram realizados três experimentos que avaliaram o teor de sacarose (0, 5, 10, 15 e 20%) no meio de cultura para germinação de grãos de pólen; número de grãos de pólen para contagem (50, 100, 200, 300 e 400) em teste de germinação e um esquema fatorial 2 x 2 para avaliar o efeito do fotoperíodo (luz e escuro) e do tempo de incubação (1 e 2 h) na germinação. A percentagem ideal de sacarose no meio de cultura para que ocorra a germinação de grãos de pólen de caiaué é 8,1%. O número ideal de grãos de pólen a serem contabilizados é 50. A presença ou a ausência de luz não interferiram na germinação e os grãos de pólen devem ser incubados por 2 h.

Biografia do Autor

Alex Queiroz Cysne, Embrapa Amazônia Ocidental

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará(2006) e mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará(2009). Atualmente é Analista B da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Revisor de periódico da Revista de Ciências Agrárias / Amazonian Journal of Agricultural and Enviro. Tem experiência na área de Agronomia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Fitotecnia, Fitossanidade, Fitopatologia, Epidemiologia

Flávia Batista Gomes, Embrapa Amazônia Ocidental

Engenheira agrônoma com doutorado em Agronomia/Entomologia pela Universidade Federal de Lavras (2007) . Possui experiência na área de Produção vegetal e Entomologia agrícola. Realizou pesquisas entomológicas na área de Manejo Integrado de Pragas/Interação inseto-planta/Diversidade vegetal na regulação das populações de insetos-praga e inimigos naturais/Controle de pragas em sistemas orgânicos, naturais e sustentáveis. Atualmente trabalha na Embrapa Amazônia Ocidental com insetos-praga e polinizadores de cultivos amazônicos.

Wanderlei Antonio Alves de Lima, Embrapa Cerrados

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2003), ambos com área de concentração em Tecnologia de Produção de Sementes. No período de novembro de 2006 até junho de 2016 atuou como pesquisador na Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) na área de Sistema de Produção Sustentável com foco na cultura do dendezeiro (tecnologia de produção de sementes e manejo). Atualmente encontra-se lotado na Embrapa Cerrados (CPAC), atuando como pesquisador na área de Produção Vegetal.

Cristiane Krug, Embrapa Amazônia Ocidental

Possui graduação em Ciencias Biológicas pela UNIVILLE (2000-2003), mestrado em Ciências Ambientais pela UNESC (2005-2007) e doutorado em Entomologia pela FFCLRP/USP (2007-2010). Atualmente é pesquisadora em entomologia da Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA). Tem experiência na área de Entomologia,com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: polinização, comunidade de abelhas, visitantes florais.

Downloads

Publicado

24-11-2018

Como Citar

CYSNE, A. Q.; GOMES, F. B.; LIMA, W. A. A. de; KRUG, C. Germinação in vitro de pólen de caiaué. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 305–310, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/19741. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos