Efeitos de tipos de preparo do solo e uso de gesso agrícola sobre as características químicas e produtividade de milho e braquiária em cultivo consorciado

Autores

  • P. S.R. Oliveira
  • W. L.S.L Fittipaldi
  • P. R. Oliveira Júnior
  • R. Gualberto
  • A. M. Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v0i0.2041

Palavras-chave:

mays, Brachiaria brizantha, consorciação, plantas daninhas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo aprimorar alguns componentes da produção integrada, consorciando a cultura do milho com braquiária em dois tipos de sistemas de cultivo e na presença ou não de gesso agrícola. O experimento foi conduzido em área de pastagem degradada em Latossolo Vermelho Amarelo de baixa fertilidade. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, combinando dois sistemas de cultivo (semeadura direta e cultivo convencional) com ou sem o uso de gesso, e cinco repetições. Foram avaliadas as características químicas do solo, nas profundidades de 0- 20 e 20-40 cm, produtividade de grãos, de forragem, bem como incidências de plantas daninhas. A semeadura direta proporcionou alterações positivas em algumas características químicas do solo (superfície e em profundidade), entretanto, não foram suficientes para garantir maior produtividade de grãos em relação ao preparo convencional. No preparo convencional houve maior estande e melhor desenvolvimento das plantas de milho resultando maior produtividade de grãos em relação à semeadura direta. A produção de forragem e o controle de plantas daninhas foram beneficiados pelo menor revolvimento do solo proporcionado pela semeadura direta, indicando ser tecnicamente viável para a integração lavoura-pecuária e manejo integrado de plantas daninhas. A utilização do gesso agrícola reduziu os teores de alumínio e aumentou os de enxofre na profundidade de 20-40 cm, influenciando positivamente a produtividade de grãos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

OLIVEIRA, P. S.; FITTIPALDI, W. L.; OLIVEIRA JÚNIOR, P. R.; GUALBERTO, R.; GUIMARÃES, A. M. Efeitos de tipos de preparo do solo e uso de gesso agrícola sobre as características químicas e produtividade de milho e braquiária em cultivo consorciado. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], p. p. 53–65, 2000. DOI: 10.18188/sap.v0i0.2041. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/2041. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos