Estabilidade de genótipos de feijoeiro cultivados em condições de safra das águas e da seca em Marechal Cândido Rondon - Pr.

Autores

  • A. Richart
  • M. C. Lana
  • R. M. Del Águila
  • J. B. Duarte Jr.
  • O. J. Kuhn

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v5i1.2087

Palavras-chave:

Estabilidade, adaptabilidade, cultivar, feijão

Resumo

Este trabalho objetiva avaliar a estabilidade de genótipos de feijoeiro, cultivados em condições de safra das águas e da seca no município de Marechal Cândido Rondon, região Oeste do Estado do Paraná. O delineamento experimental utilizado em cada ambiente foi de blocos ao acaso, com quatro repetições e sete tratamentos (dois cultivares do tipo grão preto: FT-Nobre e IAC-Unã e cinco do tipo grão carioca: IAPAR-80, IAPAR-81, Pérola, Carioca e Rudá). Os resultados encontrados indicam que a maioria dos cultivares de feijoeiro, mostraram adaptação ampla na mudança de um ambiente de cultivo da época seca para o cultivo da época das águas. Dos cultivares avaliados, 71% mostraram alta estabilidade. Os cultivares FT-Nobre, IAPAR-80 e IAPAR-81 foram tipificados como cultivares ideais pela superioridade relativa no rendimento, adaptabilidade ampla e alta previsibilidade. O cultivar Rudá foi o mais produtivo na época da seca, mostrou adaptabilidade a este ambiente com uma alta previsibilidade e foi recomendado apenas para esta época.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

RICHART, A.; LANA, M. C.; DEL ÁGUILA, R. M.; DUARTE JR., J. B.; KUHN, O. J. Estabilidade de genótipos de feijoeiro cultivados em condições de safra das águas e da seca em Marechal Cândido Rondon - Pr. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p. 11–19, 2000. DOI: 10.18188/sap.v5i1.2087. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/2087. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos