Geração de resíduos provenientes da suinocultura na região Oeste do Paraná: Um caso de insustentabilidade

Autores

  • Elaine Cristina Hack
  • Patrícia Moretti Franco da Cruz Saturnino
  • Cristiane Claudia Meinerz
  • Herbert Nacke
  • Lindomar Assi
  • Affonso Celso Gonçalves Jr.

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v10i2.5534

Palavras-chave:

suinocultura, meio ambiente, Paraná

Resumo

No Paraná, a produção de suínos se faz presente desde o início da colonização, principalmente na região Oeste, quando era apenas uma atividade de subsistência para as famílias e posteriormente se tornou uma fonte de renda familiar. Na microrregião de Entre
Rios do Oeste  -  PR, a principal atividade econômica do Município está ligada a agropecuária na qual existe uma concentração na produção de 916,66 suínos/km2 atualmente, mas o município relata aumento para 2012 de mais 50% na atividade. Todavia, como as demais atividades humanas, a suinocultura interage com o meio ambiente o que gera grandes preocupações do ponto de vista ambiental, pois esta é uma das atividades agropecuárias de maior potencial poluidor em função do volume de dejetos produzidos e da sua composição, com altas cargas de matéria orgânica, nutrientes e patógenos,  os dejetos suínos possuem 100 vezes mais poluentes que o esgoto urbano.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

HACK, E. C.; SATURNINO, P. M. F. da C.; MEINERZ, C. C.; NACKE, H.; ASSI, L.; GONÇALVES JR., A. C. Geração de resíduos provenientes da suinocultura na região Oeste do Paraná: Um caso de insustentabilidade. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 2, p. p.21, 2000. DOI: 10.18188/sap.v10i2.5534. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5534. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisões Bibliográficas