Influência do tratamento de sementes no desenvolvimento inicial de plântulas de milho e trigo inoculadas com Azospirillum brasilense

Autores

  • Janaína Dartora
  • Vandeir Francisco Guimarães
  • Deniele Marini
  • Artur Soares Pinto Júnior
  • Leonardo Magalhães Cuz
  • Reginaldo Mensch

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v12i3.5809
Agências de fomento
Fundação Araucária, CAPES/PNPD e CNPq/INCT

Palavras-chave:

fungicidas, rizobactérias, massa seca de raízes

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a interação entre o tratamento de sementes com fungicidas e inseticidas e inoculação com Azospirillum brasilense e seus efeitos na germinação de sementes e no desenvolvimento inicial de plântulas de milho e trigo. Foram realizados dois experimentos simultâneos, um com sementes de milho e outro com sementes de trigo. O delineamento experimental utilizado em ambos os experimentos foi o de blocos inteiramente casualizados em esquema fatorial 2x6 com quatro repetições. Os fatores se referiram à utilização de sementes tratadas ou não com fungicidas e inseticidas e à inoculação das sementes com diferentes estirpes de A. brasilense: sem inoculação, Ab-V5, Ab-V6, Hm53, SFO e IC26. Além do teste padrão de germinação (percentagem de germinação em primeira contagem e percentagem de germinação) avaliou-se o número de raízes e massa de matéria seca da parte aérea e da raiz. O tratamento de sementes com fungicidas-inseticidas mostrou-se compatível com a inoculação de estirpes de A. brasilense, dentre as quais se destacaram Ab-V5 e Ab-V6 para os caracteres avaliados.

Downloads

Publicado

13-10-2013

Como Citar

DARTORA, J.; GUIMARÃES, V. F.; MARINI, D.; PINTO JÚNIOR, A. S.; MAGALHÃES CUZ, L.; MENSCH, R. Influência do tratamento de sementes no desenvolvimento inicial de plântulas de milho e trigo inoculadas com Azospirillum brasilense. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 175–181, 2013. DOI: 10.18188/sap.v12i3.5809. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5809. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos