Influência do sistema lavoura-pecuária com Zea mays L. e Brachiaria brizantha nas variáveis produtivas da cultura do milho

Autores

  • João Ricardo Pompermaier Ramella
  • André Gustavo Battistus
  • Cristiano da Silva
  • Keli Daiana Cristina Libardi
  • Deise Dalazen Castagnara
  • Paulo Sérgio Rabello de Oliveira
  • Marcela Abbado Neres

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v12i2.7016

Palavras-chave:

Zea mays L., produtividade, densidade de semeadura.

Resumo

 

 

Sistemas mistos de exploração de lavoura e pecuária têm chamado a atenção pelas vantagens em relação aos sistemas isolados de agricultura ou pecuária. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência de taxas de semeadura da Brachiaria brizantha (0,0; 5,0; 10,0 e 15,0 kg ha-1) nas variáveis produtivas do milho e estande de plantas de B. brizantha quando cultivados em consórcio. O experimento foi implantado sob delineamento de blocos casualizados com quatro repetições utilizando-se a cultivar de milho Pioneer 30K64Y semeado sob o espaçamento de 0,90 m entre linhas. Avaliou-se número de fileiras de grãos, número de grãos por fileira, comprimento de espiga, diâmetro de espiga, altura de inserção da espiga, altura de planta, população de plantas e produtividade do milho, além do estande de plantas da B. brizantha. Apenas o estande de plantas da B. brizantha apresentou significância para os tratamentos estudados. O consórcio de milho com B. brizantha não exerce influência sobre o desenvolvimento e produtividade do cereal.

 

 

Downloads

Publicado

01-07-2013

Como Citar

RAMELLA, J. R. P.; BATTISTUS, A. G.; DA SILVA, C.; LIBARDI, K. D. C.; CASTAGNARA, D. D.; DE OLIVEIRA, P. S. R.; NERES, M. A. Influência do sistema lavoura-pecuária com Zea mays L. e Brachiaria brizantha nas variáveis produtivas da cultura do milho. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 96–104, 2013. DOI: 10.18188/sap.v12i2.7016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/7016. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos