Avaliação qualitativa de nascentes com diferentes coberturas do solo e conservação da vegetação em seu entorno no córrego Pimenta

Autores

  • Caio Vinicius Ferreira Marmontel
  • Valdemir Antonio Rodrigues
  • blank

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v14i1.9540
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

impactos ambientais, nascente preservada, nascente perturbada, nascente degradada, vegetação ciliar.

Resumo

As nascentes perdem a capacidade quantitativa e qualitativa da água, quando é alterado por ações antrópicas. O objetivo desta pesquisa foi realizar a avaliação qualitativa de quatro nascentes, visando avaliar os impactos positivos e negativos no seu entorno no córrego Pimenta, bem como o enquadramento de cada nascente na Resolução CONAMA 357/05.  Para a caracterização física das nascentes e do seu entorno foram classificadas em preservada, perturbada ou degradada, além dos impactos ambientais positivos e negativos. As amostragens de águas superficiais foram efetuadas no período de um ano, com dez parâmetros físico-químicos monitorados. A nascente um (N1) está preservada e apresenta cobertura de mata ciliar. A nascente dois (N2) tem cobertura de mata ciliar e se encontra em estado de perturbação. A nascente três (N3) possui cobertura de bambuzal e floresta natural e está degradada. A nascente quatro (N4) tem cobertura de pastagem e se encontra em degradação. O enquadramento dos parâmetros físico-químicos teve a N1 dentro dos padrões para a classe II, a N2 se enquadrou para a classe III, a N3 e N4 não apresentaram valores ao permitido na classe II e III. As nascentes com vegetação ciliar preservada e perturbada apresentaram todos os impactos positivos, enquanto as nascentes degradadas apresentaram a maioria dos impactos negativos. A presença de vegetação ciliar nas nascentes preservada e perturbada auxiliaram na proteção qualitativa dos recursos hídricos quando comparados as nascentes degradadas.

Downloads

Publicado

17-04-2015

Como Citar

FERREIRA MARMONTEL, C. V.; RODRIGUES, V. A.; BLANK. Avaliação qualitativa de nascentes com diferentes coberturas do solo e conservação da vegetação em seu entorno no córrego Pimenta. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 53–59, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i1.9540. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/9540. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos