Sacolas retornáveis - o solo como ferramenta de educação ambiental

Autores

  • Edleusa Pereira Seidel
  • Andressa Marlise Bremm
  • Andressa Marlise Bremm
  • Fábio Corbari
  • Fábio Corbari
  • Vanessa Faria
  • Vanessa Faria
  • Vinicius Mattia
  • Vinicius Mattia
  • Willian Reis
  • Willian Reis
  • Andressa Perine Vengen
  • Andressa Perine Vengen

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v12i0.9565

Palavras-chave:

conscientização ambiental, consumo responsável, poluição do solo

Resumo

Geralmente as pessoas têm uma atitude de pouca consciência e sensibilidade em relação ao solo, o que contribui para a sua degradação, seja pelo seu mau uso, seja pela sua ocupação desordenada. A problemática em torno da conservação do solo na maioria dos casos tem sido negligenciada pelas pessoas. A consequência dessa negligência é o crescimento contínuo dos problemas ambientais ligados à degradação do solo, tais como: erosão, poluição, deslizamentos, assoreamento de cursos de água. Diante da necessidade de demonstrar aos estudantes a importância do solo na manutenção da vida e preservação do ecossistema é que foi elaborado um projeto de educação ambiental com foco em solos. O projeto iniciou no ano de 2011, na Universidade do Oeste do Paraná. O presente trabalho visa relatar uma das atividades realizadas no projeto de educação ambiental intitulada de sacolas retornáveis. Este projeto é destinado ao público estudantil do nível fundamental e médio e comunidade em geral. O projeto foi elaborado por várias entidades e está sendo desenvolvido na cidade de Marechal Cândido Rondon, Oeste do Paraná. Ao final do projeto foram distribuídas dez mil sacolas aos clientes dos supermercados participantes do projeto e foram realizadas sete palestras, com público total de trezentos e cinquenta alunos.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

SEIDEL, E. P.; BREMM, A. M.; BREMM, A. M.; CORBARI, F.; CORBARI, F.; FARIA, V.; FARIA, V.; MATTIA, V.; MATTIA, V.; REIS, W.; REIS, W.; VENGEN, A. P.; VENGEN, A. P. Sacolas retornáveis - o solo como ferramenta de educação ambiental. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 12, p. 384–390, 2000. DOI: 10.18188/sap.v12i0.9565. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/9565. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos