CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: Chamadas 2019

Dossiê: Relatos e experiências da docência no ensino superior: desafios do ser professor universitário (1º semestre 2019).

Submissão até 10/04/2020.

 

Resumo: O debate sobre a prática docente nas diferentes áreas de conhecimento no âmbito das licenciaturas e bacharelados constitui importante campo de reflexão acadêmica e profissional. De tal modo que é fundamental ponderar sobre o conhecimento teórico-prático especifico de cada área, bem como sobre questões ligadas ao contexto de ensino e aprendizagem. O ambiente universitário é imbuído de aprendizados (multi)culturais que envolvem diferentes saberes e diversidades. Assim, compreende-se que o conjunto de conhecimentos específicos corroboram na formação do profissional e, ao mesmo tempo, exige ser um professor pesquisador consciente da necessidade de permanente profissionalização docente. Partindo desta premissa, esta edição, da revista Temas e Matizes, tem como foco estudos que tragam à reflexão o papel da docência no ensino superior, podendo ser relatos de experiência ou resultados de pesquisa evidenciando ações e ou propostas relativas ao saber fazer pedagógico, à formação docente para a Educação Superior e os desafios que se colocam à docência nos dias atuais.

 

Diretrizes para autores: http://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/about/submissions#authorGuidelines

 

Dossiê: Prática de Ensino e Formação Docente: financiamento da educação versos práticas resistentes.

Submissão até 15/05/2020.

 

Resumo: A concepção de educação mercadológica tem afetado as instituições de ensino nas práticas docentes e, consequentemente, na atuação do futuro professor. Sem dúvida, a função da prática de ensino na licenciatura não se limita apenas a esta visão instrumental. Tendo em vista a relação indissolúvel entre teoria e prática, é imprescindível que o lugar de formação acadêmica seja, efetivamente, o espaço que possibilite a reflexão sobre o agir, ponderando a relação dialógica entre professor, aluno e contexto escolar. Ademais, pensar o papel da prática de ensino, é oportunizar a reflexão crítica sobre a esfera educacional, tanto em âmbito macro quanto micro, é também possibilitar a divulgação de pesquisas em educação onde professores e ou alunos sejam sujeitos ativos nos contextos de ensino-aprendizagem nos quais atuam, garantindo espaço para o debate e a construção teórica. Neste sentido, esta edição da revista Temas e Matizes tem como finalidade a publicação de pesquisas que reflitam sobre as políticas de financiamento da educação e o seu impacto nas práticas de ensino e na formação docente, bem como, reflexões encaminhamentos que as diferentes áreas das Licenciaturas têm realizado.

 

Diretrizes para autores: http://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/about/submissions#authorGuidelines