Igreja positivista do Brasil: fonte para a história da educação

Autores

  • João Carlos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v5i9.1250

Palavras-chave:

Igreja positivista, Fontes, História da Educação.

Resumo

Este artigo procura discutir a Igreja Positivista do Brasil como objeto de estudo para compreender a história da educação brasileira. Priorizamos as fontes primárias em forma de periódicos impressos e publicados pela Igreja Positivista, como boletins e folhetos. No tratamento destas fontes verificamos que reformar as instituições políticas foi uma das principais bandeiras dos positivistas, cabendo à educação a tarefa de auxiliar a formação de novos hábitos, da mente e do caráter, disseminando novos padrões morais e intelectuais, visando à construção de uma unidade nacional em torno do projeto republicano. Percebemos que a defesa de uma educação pública, com a presença marcante da mulher, estava direcionada para a instalação de uma ordem livre, cujo conteúdo estava carregado pela formação moral.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA SILVA, J. C. Igreja positivista do Brasil: fonte para a história da educação. Temas & Matizes, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 57–68, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v5i9.1250. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/1250. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Positivismo