A exaltação do indivíduo como forma de educação cívica nos compêndios escolares

Autores

  • Sergio Ricardo Pereira Cardoso
  • Elomar Tambara

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v5i9.1473

Palavras-chave:

Castilhismo, Educação, Compêndios.

Resumo

Este trabalho focaliza os compêndios escolares de História do Rio Grande do Sul durante a República Velha, mais especificamente a obra “História do Rio Grande do Sul para o Ensino Cívico”, de João Maia. Diante da implantação da República procurou-se estabelecer relações entre o civismo e o moralismo exigido pela construção da nova pátria. Procurou-se, dessa forma, analisar as alterações das diversas edições do compêndio em questão ao longo das fases do Partido Republicano Riograndense (PRR) no panorama nacional e regional. Como conclusões parciais salientou-se a progressiva exaltação do civismo individual como forma de legitimar as elites do PRR nos governos do RS.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

CARDOSO, S. R. P.; TAMBARA, E. A exaltação do indivíduo como forma de educação cívica nos compêndios escolares. Temas & Matizes, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 81–88, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v5i9.1473. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/1473. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Positivismo