Salve a jurema sagrada! Das revelações aos conflitos, do gênero neutro ao feminismo em música

Autores

  • Laila Rosa

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v5i10.1492

Palavras-chave:

Culto da jurema, Música, Gênero, Poder.

Resumo

O artigo discute sobre música no culto da jurema, pensando nas relações de gênero e poder numa perspectiva feminista, ou seja, gênero não como um recorte de variáveis universo musical masculino versus universo musical feminino que reforça a idéia de universalidade baseada num modelo masculino, mas como ferramenta analítica para pensar sobre as desigualdades entre homens e mulheres. O artigo está dividido em três partes que discutem música e poder de uma forma geral: 1) poder no contexto religioso a partir de uma festa de jurema protagonizada por dois homossexuais, seu mestre e sua mestra, e como o momento de receber as entidades espirituais representa um momento de empoderamento; 2) da suposta “pureza” de um lado e da marginalização de outro, onde se situa o culto da jurema, assim como das assimetrias musicais vivenciadas por homens e mulheres; 3) discussão sobre gênero, poder e patriarcado pra pensar música e performance e retomar a questão do homossexualismo no contexto religioso.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ROSA, L. Salve a jurema sagrada! Das revelações aos conflitos, do gênero neutro ao feminismo em música. Temas & Matizes, [S. l.], v. 5, n. 10, p. p. 61–68, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v5i10.1492. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/1492. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Música e Poder