Saberes docentes e a formação de professores em serviço

Autores

  • Viviane Dos Santos de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Rosana Ferreira Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v11i21.18035
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação continuada. Professor. Pesquisa.

Resumo

Este estudo trata-se de um trabalho de conclusão de curso de especialização em Língua Portuguesa, intitulado “Formação docente em serviço: uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa”. Objetivou neste artigo refletir um pouco sobre a formação continuada dos professores em serviço e a relevância do Curso Gestar II, para os docentes que ensinam Língua Portuguesa no ensino fundamental II. Para tanto, são revisitadas algumas literaturas dos estudos da formação continuada do professor, a exemplo de Freire (1996), Luckesi (2002), Tardif (2004) e Demo (2002). Faz-se necessário um esforço coletivo para superar as barreiras que dificultam a construção do ensino de qualidade que atualmente se discute e deseja. Neste caso, as mobilizações que primam, dentre outros pontos, por uma formação docente envolvida com a transformação social devem, essencialmente, especificar os perfis e conhecimentos desejáveis deste profissional para uma interposição consciente no campo escolar, no processo de formação continuada do professor. Nota-se que com os estudos realizados a formação continuada que acontece nas escolas consiste em momentos de reflexão, oportunizando aos professores espaços para avaliarem sua prática, trocar experiências com a equipe e aprofundarem conhecimentos relativos ao processo de ensino. Porém, isso nem sempre tem ocorrido da maneira produtiva e estimuladora, fazendo com que este momento se transforme em alvo de críticas por parte dos profissionais envolvidos. Os questionamentos, em geral, são em virtude do significado da formação e da maneira como são organizados.

Biografia do Autor

Viviane Dos Santos de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (UESB)

Rosana Ferreira Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2009)
Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia , Brasil

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Publicado

28-12-2017

Como Citar

DE SOUZA, V. D. S.; ALVES, R. F. Saberes docentes e a formação de professores em serviço. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 96–114, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i21.18035. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18035. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Rumos da Educação Brasileira: A formação de professores em Discussão