Formação de professores nas Ciências Humanas e Sociais: sujeitos e processos formativos para a Educação do Campo

Autores

  • Joselene Ieda Santos Lopes Carvalho Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v11i21.18115
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ciências Humanas. Ciências Sociais. Formação de Professores. Educação de qualidade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal proporcionar reflexões acerca da contribuição dos professores das Ciências Humanas e Sociais para a educação do campo. Portanto, em um primeiro momento, viso discutir como os grupos sociais do campo, em especial o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) se organizaram e compreenderam que a luta pela terra necessita ser conjunta à luta pela educação. Deste modo, compreendo que a formação de professores para atuar juntamente com os movimentos sociais discutindo a importância do ensino e pesquisa serem atrelados tornou-se objetivo primordial neste trabalho. Como metodologia, propus discutir Florestan Fernandes e Paulo Freire como exemplos de professores pesquisadores que estiveram em constante luta por uma educação gratuita e de qualidade. No atual contexto em que a educação caminha cada vez mais para se tornar mercadoria, é necessário que as Ciências das Humanidades ocupem o espaço que as cabe de dizer não à privatização e a questionar os programas elaborados pelo governo e o tipo de educação que querem propor para lidarmos em sala de aula. Sendo assim elementos como a subjetividade e a objetividade na construção do ensino e da pesquisa se fazem significativos para pensarmos a formação de professores engajados e que lutem pela emancipação do homem. 

Biografia do Autor

Joselene Ieda Santos Lopes Carvalho, Unioeste

Doutoranda em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisadora vinculada à Linha de Trabalho e Movimentos Sociais.

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Publicado

28-12-2017

Como Citar

CARVALHO, J. I. S. L. Formação de professores nas Ciências Humanas e Sociais: sujeitos e processos formativos para a Educação do Campo. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 16–23, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i21.18115. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18115. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Rumos da Educação Brasileira: A formação de professores em Discussão