Práticas de Ensino e Diretrizes Curriculares: alcances e objetivos das atividades práticas de aprendizagem para a formação docente

Autores

  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus Unioeste
  • Alessandra Regina Ribeiro Honório Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i22.19963
Agências de fomento
Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Fórum das Licenciaturas. Formação Docente. Práticas Educativas e de Ensino. Parecer CNE/CP 009/2001

Resumo

As licenciaturas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) têm buscado refletir e debater problemáticas no âmbito da educação, visando o papel formativo dos docentes que atuam nesses cursos. Dentre essas, discute-se a importância de se obter um diálogo entre a Universidade e as Escolas da Educação Básica a respeito de atividades práticas educativas e de ensino. Dessa maneira, este artigo, traz o resultado das discussões e possíveis encaminhamentos realizados por discentes e docentes da Unioeste, reunidos em um grupo de trabalho do IX Fórum das Licenciaturas, a respeito da temática “Práticas de ensino e diretrizes curriculares: alcances e objetivos das atividades práticas de aprendizagem para a formação docente”, com base no parecer CNE/CP 009/2001 respectivo às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica.

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Publicado

22-07-2018

Como Citar

LUCENA CAMARGO DE ALMEIDA KLAUS, V.; HONÓRIO, A. R. R. Práticas de Ensino e Diretrizes Curriculares: alcances e objetivos das atividades práticas de aprendizagem para a formação docente. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 14–23, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i22.19963. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/19963. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Práticas educativas e de ensino: reflexões sobre os avanços e desafios da formação docente