A meritocracia na educação escolar brasileira

Autores

  • Karine da Silva Soares Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão
  • Alexandra Vanessa de Moura Baczinski Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i22.20121
Agências de fomento

Palavras-chave:

Meritocracia, Avaliação, Ensino público

Resumo

O presente artigo trata sobre a questão da meritocracia nas escolas públicas, bem como os problemas atrelados ela. Além disso, também realizamos uma abordagem quanto aos meios utilizados rotineiramente nas escolas que perpetuam essa prática, visando não só discutir a questão da meritocracia escolar, mas também compreender qual é o real impacto dessa na formação dos alunos das escolas públicas brasileiras. Para isso, foi realizado uma revisão bibliográfica buscando trabalhos relacionados ao tema com os descritores “meritocracia escolar” e “escola pública”, em português e em inglês, nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, além de buscarmos livros relacionados ao assunto, com o objetivo de conceituar os termos relacionados, de forma a possibilitar uma análise crítica quanto ao ensino público brasileiro. Com isso, foi possível compreendermos o quão prejudicial a meritocracia é ao ensino brasileiro e também o porquê é preciso uma reforma social para que essa cultura deixe de ser uma realidade.

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Publicado

22-07-2018

Como Citar

SOARES, K. da S.; BACZINSKI, A. V. de M. A meritocracia na educação escolar brasileira. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 36–50, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i22.20121. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/20121. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Práticas educativas e de ensino: reflexões sobre os avanços e desafios da formação docente