Inovação da formação docente: dilemas e tendências

Autores

  • Nara Lúcia Perondi Fortes Universidade de Taubaté.
  • Angela Popovici Berbare
  • Maria Fátima de Melo Toledo
  • Alindacir Maria Dalla Vecchia Grassi

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.21338
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação docente, Currículo, Inovação

Resumo

Neste artigo procuramos discutir os desafios da formação docente na sociedade contemporânea, no contexto em que o conhecimento é foco de grande atenção em razão da sua importância para o desenvolvimento econômico e social. A questão é especialmente importante para aquelas universidades que se situam no estado de São Paulo, que atende, no Ensino Médio, 80% dos seus jovens. O eixo de análise diz respeito à relação entre formação profissional inicial e a necessidade de inovação dos currículos e práticas estabelecidas. O estudo se pautou na análise de estatísticas construídas a partir dos dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017 e do Censo da Educação Superior 2017 para a Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista, que compreende 39 cidades. Buscamos suporte teórico na revisão da literatura sobre a história da formação docente e estratégias de renovação pedagógica em Tardif, Nóvoa, Gatti, Aguerrondo, entre outros. Os resultados mostraram que, apesar do quadro de queda no ingresso de alunos nos cursos de Licenciatura, há demanda pela formação de professores. A necessidade de inovação dos currículos de formação docente é urgente e já foi materializada, para o estado de São Paulo, nos marcos legais, mas ainda está longe de atingir seus objetivos. Da mesma forma, as práticas de ensino, que podem adotar soluções inovadoras inspiradas nas técnicas de metodologias ativas.

Biografia do Autor

Nara Lúcia Perondi Fortes, Universidade de Taubaté.

Doutora em Proteção de Plantas (UNESP), Reitora da Universidade de Taubaté.

Angela Popovici Berbare

Possui mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2003). Atualmente é Professora Assistente II e Pró-reitora Estudantil na Universidade de Taubaté. É membro da Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa) da Unitau, também responsável pela Feira de Profissões da instituição. Atua como conselheira do Sistema Municipal de Bolsas de Estudos (Simube) da Prefeitura Municipal de Taubaté e é membro dos conselhos da EPTS, Fust e Fapeti. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, letras, crítica de cinema, gênero discursivo e caracterização.

Maria Fátima de Melo Toledo

Doutora em História Social (USP), docente do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté.

Alindacir Maria Dalla Vecchia Grassi

Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação (ITA), docente do Departamento de Informática da Universidade de Taubaté.

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

FORTES, N. L. P.; BERBARE, A. P.; TOLEDO, M. F. de M.; GRASSI, A. M. D. V. Inovação da formação docente: dilemas e tendências. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 76–99, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i23.21338. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21338. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desafios da Formação Docente na Universidade Pública