POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Elisabeth Rossetto

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v7i13.2486

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino superior, Aluno com deficiência, Legislação.

Resumo

Este artigo se propõe discutir sobre as políticas de inclusão no ensino superior no Brasil, embasando-se na legislação vigente a partir da década de 1990 e em estudos que versam sobre o assunto. Busco refletir sobre o contexto nacional das políticas de inclusão no ensino superior, que asseguram o acesso e a permanência de pessoas com deficiência neste nível de ensino e alguns elementos que contribuem para essa discussão. O texto parte de um pressuposto inclusivo de que a pessoa com deficiência tem garantido em documentos oficiais, o direito a
participar do concurso vestibular, efetuar sua matricula e uma aprendizagem com êxito.
Percebe-se que a inclusão de alunos com deficiência hoje representa, um dos maiores desafios
para as Universidades e que as iniciativas de atendimento educacional a esses alunos por
parte do governo têm priorizado a educação básica; tímidas ainda são as ações do Estado e da
Federação acerca do acesso e da permanência do aluno com deficiência no ensino superior.

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Publicado

03-11-2009

Como Citar

ROSSETTO, E. POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Temas & Matizes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 49–57, 2009. DOI: 10.48075/rtm.v7i13.2486. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/2486. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina