OS SABERES DO PROFESSOR E A COMPLEXIDADE DA DOCÊNCIA PLURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.25552
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes do professor, trabalho docente.

Resumo

O texto identifica e dialoga com um breve rol de ideias associadas aos saberes docentes, suas disposições destacadas de competências necessárias ao bom professor. A metodologia incide sobre a pesquisa bibliográfica e a meta-pesquisa as quais permitem ter a cobertura de fenômenos de forma ampla se comparada àquela que poderia pesquisar diretamente. Tendo como pressuposto que a especificidade da formação pedagógica tem a docência como atividade pedagógica principal, sobressai que é necessário compreender que nem todo o trabalho pedagógico é um trabalho docente, e a priori Cursos de Pedagogia tem por objetivo formar esse profissional que estuda, ensina e insere a práxis educativa na sociedade. Daí emerge a questão que norteia o trabalho: Quais os saberes necessários ao professor para qualificar a sua práxis pedagógica?O movimento do texto conduz para a base predominante de algumas categorias multifacetadas de saberes que permeiam a formação de professores e por fim o quadro teórico e conceitual, não orgânico nem estático destes conhecimentos são recorrentemente apresentados aos professores ao longo da formação e na carreira profissional com maior ou menor aderência da nomenclatura a uma perspectiva pragmática de saber pedagógico.

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Publicado

03-12-2020

Como Citar

ISSLER, M.; KLEINERT CASAGRANDE, I. M. OS SABERES DO PROFESSOR E A COMPLEXIDADE DA DOCÊNCIA PLURAL. Temas & Matizes, [S. l.], v. 13, n. 24, 2020. DOI: 10.48075/rtm.v13i24.25552. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/25552. Acesso em: 18 abr. 2024.