Sobre a Revista

Temas & Matizes  - Qualis A3 (ISSN: 1981-4682) é uma publicação de caráter técnico-científico, editada pelo Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino - NUFOPE, vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A  revista teve edição semestral até o ano de 2018. A partir do volume 14 iniciou periodização anual, e de 2022 em diante será anual com fluxo contínuo e ou publicações temáticas. O periódico se caracteriza como projeto multidisciplinar, tendo como proposta suscitar o debate constante e permanente dos aspectos teórico-metodológicos relacionados à formação docente, projetos e prática de ensino, bem como acerca das políticas e realidade educacional. A Temas & Matizes busca consolidar-se como um veículo de difusão e debate que expresse o universo de pautas vinculadas às Licenciaturas e à docência, envolvendo a relação Educação Básica e Ensino Superior, além de exprimir reflexões críticas geradas pelo contato e interação com outras instituições.

Periodicidade: Anual - Fluxo Contínuo

Qualis Periódicos: O novo QUALIS Referência ainda não pode ser acessado na Plataforma Sucupira, e passa por refinamentos dos coordenadores de área, de forma que a CAPES divulgou, ainda de modo preliminar (na avaliação do quadriênio 2017-2020), as novas notas de todos os periódicos nacionais e internacionais utilizados nas publicações de docentes dos programas de mestrado e doutorado do Brasil. Nessa proposição, a revista Temas & Matizes entraria na avaliação desse quadriênio (2021-2024) partindo do índice A3 no novo QUALIS Referência CAPES.

 

Sistema de Submissão: fluxo contínuo
Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data para publicação na Seção Tema Livre. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado. Aceitam-se manuscritos em língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa e língua alemã.

Sistema de Submissão: chamadas para publicação
Os manuscritos encaminhados para Chamadas de Dossiês devem ser submetidos dentro do período estipulado, conforme as chamadas para publicação, abordando as tematizações indicadas no anúncio. Assim que forem recebidos, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no número a ser publicado o respectivo Dossiê. Aceitam-se manuscritos em língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa e língua alemã.

Publicação: Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na página da revista, no formato definitivo - Publicação Contínua (Rolling Pass) -, em que o artigo permanecerá na página da revista, desde a sua publicação, até o fechamento do Volume.

A revista Temas & Matizes declara que é aberta à contribuição de autores externos à entidade editora.

Indexadores:

 

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CHAMADA PARA DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior

13-03-2024

O Dossiê “FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior” visa reunir trabalhos, nacionais e internacionais, sobre formação de professores e educadores com foco na humanização das relações e na inclusão.
O desenvolvimento profissional docente e do educador dá-se pela formação inicial e continuada, a partir de conhecimentos teórico-práticos, de aprendizagens didático-pedagógicas e de vivências e experiências no lócus da profissão. Portanto, no contexto educacional é fundamental o diálogo interativo e reflexivo sobre conhecimentos, experiências e saberes para lidar com a complexidade das relações humanas e os desafios profissionais da contemporaneidade.
Dessa forma, pretende-se que o Dossiê “FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior” reúna uma diversidade de enfoques, contemplando problemáticas pertinentes às discussões sobre o tema, podendo abordar os seguintes aspectos: (1) formação inicial e continuada; (2) inclusão no contexto educacional; (3) educação popular; (4) educação emocional; (5) ética profissional; (6) políticas.
A organização do Dossiê é resultado das atividades Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU) e do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE) que reúnem pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidad Nacional de Misiones (UNaM-Argentina) e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa). As organizadoras são integrantes dos grupos de pesquisa.
A proposta inicial do Dossiê reúne os trabalhos desenvolvidos pelo GRUPEPU e GRUPEE apresentados no “IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior”. Além destes, abre-se chamada pública para outros trabalhos pertinentes à temática.
Organizadoras:

Claudia Gallert – Mestre em Educação/Pedagoga no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Cascavel
Eloá Soares Dutra Kastelic – Doutora em Letras Linguística/Professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Ana Paula Viana Caetano – Doutora em Ciências da Educação/Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa)
Carla Verónica Duarte – Especialista em Docência Universitária/Professora na Universidade Nacional de Missiones/Argentina (UNaM)

Prazo para submissões: 31 de maio de 2024
Publicação: agosto de 2024

Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior

Edição Atual

v. 17 n. 31 (2023): Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciências
					Visualizar v. 17 n. 31 (2023): Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciências

O Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciências, organizado por Dulce Maria Strieder, Alexandre Shigunov, Cassiane Beatrís Pasuck Benassi e Queli Ghilardi Cancian constitui se em um conjunto de artigos das diferentes regiões do Brasil e países como Portugal. Na constituição o Dossiê reúne resultados de pesquisas teóricas e práticas, envolvendo entre outros aspectos: a formação e a ação de professores de ciências, com um olhar para atividades investigativas; participação de docentes em equipes colaborativas, embasados em movimentos de pesquisa que intencionam reflexão crítica e renovação das práticas docentes; proposição de atividades pontuais que estimulem o protagonismo e o interesse dos estudantes, assim como as pesquisas que abarcam o estado do conhecimento para tais abordagens.

Desejamos boa leitura!
Equipe Editorial Temas & Matizes

Publicado: 13-03-2024
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