PUBLICAÇÃO DOS PRÓXIMOS NÚMEROS

CHAMADA DE ARTIGOS – REVISTA “TEMPO DA CIÊNCIA”


REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIOESTE – CÂMPUS DE TOLEDO

Rua da Faculdade, 645 – Jardim La Salle – 85903-000 – Toledo – PR

Fone/fax: (45) 3379-7054 – e-mail: revistatempodaciencia@yahoo.com.br

 

A Revista Tempo da Ciência ISSN 1414-3089 (versão impressa) é uma publicação do Centro de Ciências Humanas e Sociais, (recomendada no Qualis da Capes) está recebendo contribuições para o Vol. 23 n° 45 semestre de 2016.

 

DOSSIÊ: FRONTEIRAS

Organizadores: Eric Gustavo Cardin e Marcelo Ennes 

                 

Prazo para o envio de artigos: JULHO DE 2016

 

  Os estudos em regiões de fronteiras corresponde a uma prática antiga das Ciências Sociais, porém, ao longo das últimas duas décadas, se visualizam esforços mais sistemáticos na organização teórica e metodológica de pressupostos acadêmicos para o entendimento de tais realidades. Encontros, desencontros, fluxos migratórios, conflitos étnicos e culturais de populações em transito e definições identitárias por meio de processos de fricção fazem parte de um “catálogo” de problemas tradicionais abordados por diferentes cientistas sociais. Em muitos casos, a fronteira era observada, mas não se constituía como uma variável determinante, fato que se tornou mais comum após a década de 1990. Neste dossiê, receberemos artigos de pesquisadores que se proponham a refletir a respeito das fronteiras nas fronteiras. O intuito é permitir o dialogo entre estudos que problematizem teórica e metodologicamente o fazer Ciências Sociais em regiões fronteiriças, buscando a relação profícua entre os estudos de campo e os trabalhos de caráter mais teórico.

        

Diretrizes para autores

 

1. A Revista Tempo da Ciência publica textos inéditos que são submetidos, em primeira instância, à avaliação do Conselho Editorial, que verifica o ineditismo dos textos, analisa a pertinência dos mesmos e seu enquadramento na política editorial e no perfil da revista.

2. A análise do mérito é realizada por dois pareceristas ad hoc, componentes do Conselho Consultivo, especialistas no tema. Em caso de discordância entre os dois pareceres, uma terceira avaliação é solicitada. Neste processo é preservada a identidade dos autores e dos pareceristas. Os artigos não aceitos receberão um parecer científico com a justificativa da recusa.

3. O Conselho Editorial se reserva o direito de enviar um parecer pedindo ao autor que modifique ou reelabore seu trabalho, total ou parcialmente, sem que isto configure o compromisso com a aceitação final do trabalho para a publicação.

4. Os textos devem ser enviados ao Conselho Editorial da Revista Tempo da Ciência, somente em formato digital, padrão Word for Windows ou compatível, no seguinte endereço eletrônico: revistatempodaciencia@yahoo.com.br

5. Na capa de cada trabalho deve constar:

a) o título do trabalho,

b) o nome do autor,

c) a filiação institucional e a titulação do autor,

d) o endereço eletrônico, e

e) o endereço para correspondência do autor.

 

5.1 Todas estas informações devem estar em: fonte Garamond, tamanho 12 e justificado.

 

6. Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos receberão, gratuitamente, 5 exemplares da Revista em que seu artigo foi publicado.

 

7. Com a publicação dos originais, o autor cede automaticamente à Revista os direitos autorais de seu texto.

 

Padrões Editoriais

 

1. Os artigos ou ensaios devem ter no máximo 10.000 palavras, e com a seguinte estrutura: Título, Resumo (máximo 15 linhas), palavras-chave (04 palavras-clave), Título traduzido para a Língua Inglesa, Abstract, Keywords (04 palavras), Corpo do Texto, Referências.

2. As resenhas, de publicações recentes (3 anos), devem ter no máximo 3.000 palavras e apresentar a seguinte estrutura: Título da Resenha, Referência bibliográfica da obra resenhada e Corpo do texto.

3. Padrões utilizados ao longo do texto:

          3.1. Páginas tamanho A4, com margem superior 2,5cm; inferior 2,5cm; direita e esquerda 2cm.

        3.2. Letra do texto: Fonte Garamond 12.

       3.2. Títulos:

2.3.1 Título do Artigo (deve ser inserido na segunda página, após a capa): com alinhamento à esquerda, em negrito e com fonte 20;

2.3.2 Título da Primeira seção: em negrito e fonte 14;

2.3.3 Título da Segunda seção: sem negrito e fonte 14.

          3.3 O texto deve ser corrido, sem a utilização de espaços entre os parágrafos, a tabulação (tecla Tab) no início dos parágrafos deve ser de 1,25 cm, o espaço entre as linhas deve ser o simples.

3.4 As citações textuais no corpo do texto devem seguir o padrão NOME, DATA, PÁGINA, ex.: De acordo com Fernandes (2005, p. 149) “........................” ou “...................”(FERNANDES, 2005, p. 149), estas citações textuais deverão obrigatoriamente vir entre aspas. Para as citações indiretas o padrão é NOME DATA, ex.: De acordo com Fernandes (2005) ou (FERNANDES, 2005).

3.5 Caso seja necessária a utilização de notas explicativas, as notas devem ser apresentadas no rodapé da mesma página. As notas devem ser digitadas com fonte 10 garamond.

As notas de referência devem conter: o SOBRENOME DO AUTOR, data da publicação e outros dados para localização da parte citada. Ex:

1 NÓBREGA, 1962, p. 365.

2 MELLO, 1982, v. 3, cap. 2, p. 117-120.

3 AMORIM; COSTA, 1999, p. 237.

4 COSTA; ALENCAR; FERREIRA, 2008, p.98.

5 FIGUEIREDO et al., 2002, p. 38, nota 2.

6 Título original em grego.

 

       3.6 As citações maiores de 5 linhas devem estar separadas do corpo do texto por um espaço simples, com recuo de 3 cm e com fonte Garamond tamanho 11.

3.7 O nome dos livros, revistas, teses, dissertações citados no corpo do texto devem estar em Itálico. Já os títulos de Artigos, Ensaios e Capítulos de Livros devem estar entre aspas.

3.8 As palavras em outra língua devem estar em itálico.

3.9 Não use sublinhado.

4. Padrões utilizados para Referências ao final do texto. (Atenção: inserir nas Referências APENAS as obras citadas no corpo no texto). 

          4.1 Livros

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9. ed., Campinas: Papirus, 2007.

4.2 Capítulos de livros

MARTINEZ, H. L. Função e conteúdo na filosofia do primeiro Wittgenstein. In. PEREZ, D. O. Ensaios de filosofia moderna e contemporânea. Cascavel: Edunioeste, 1999.

4.3 Artigos de Revista

PORTELA. L. C. Y. Conhecimento e interesse. O problema da emancipação. Revista Tempo da Ciência, n.2 v.1, p. 73-83, 1994.

Demais documentos referenciados, tais como Monografias, Periódicos, Anais, Documentos Eletrônicos, Documentos Jurídicos etc. devem seguir as Normas estabelecidas pela NBR 6023/2002