CHAMADA DE ARTIGOS: v. 26, n. 51 - 1o semestre de 2019

Dossiê: A morte, os mortos e o morrer: teorias de ritual

Organizadora: Profa. Dra. Andreia Vicente da Silva (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Envio de artigos até janeiro de 2019.

 

Resumo: O uso da teoria de ritual em suas mais diversas abordagens para a análise dos processos associados à morte é considerado um instrumental clássico nas ciências humanas e sociais, notadamente na antropologia. Contudo, já há alguns anos a utilização desta categoria tem sido questionada, principalmente a partir do reconhecimento das transformações nas dinâmicas contemporâneas. Nesse cenário revisionista, temáticas como as da laicização, da secularização, e do individualismo, dentre outras, foram compreendidas como obstáculos para o uso de uma categoria que anteriormente se aproximava da arena do social e do formal. De forma diferente, recentes pesquisas tem evidenciado que a existência desses mesmos elementos incentivou a criação de novas formas de observação dos rituais que colocam em voga temáticas como relacionalismo, interatividade, reflexividade, reposicionamento.

Convocamos pesquisadores das mais diferentes áreas das ciências humanas e sociais para apresentarem artigos que partam de um aprofundamento e revisão dessa arena analítica já consagrada, buscando pesquisas nas quais as mais diversas possibilidades de teorias de ritual estejam em evidência: rituais formais, informais, individuais, coletivos, em presença, à distância, públicos, privados, ritualizações. Enfim, desejamos selecionar trabalhos nos quais a vivência da morte, do enterro e/ou do luto sejam debatidas assumindo o uso da teoria de ritual como modelo para análise. Nosso objetivo é encontrar lugares de criatividade e inovação em um campo já consagrado.


 

Deseja enviar contribuições à revista?

Convidamos todos a conferir a seção Sobre a Revista e ler as políticas de seção, bem como as Diretrizes para Autores.  Os artigos ou ensaios devem ter no máximo 10.000 palavras e seguir a seguinte estrutura: Título, Resumo (máximo 15 linhas), palavras-chave (04 palavras-clave), Título traduzido para a Língua Inglesa, Abstract, Keywords (04 palavras), Corpo do Texto, Referências.

É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um novo artigo.  Caso já tenha sido cadastrado ou publicado anteriormente, basta acessar o sistema e iniciar o processo dos cinco passos de submissão.