Os filhos e “afilhados” de São Francisco de Assis: a construção da identidade religiosa e do parentesco da família franciscana

Autores

  • Antônio Pimentel Pontes Filho

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v13i26.1542

Palavras-chave:

Identidade cultural, franciscanos, vida religiosa.

Resumo

O presente trabalho retoma uma antiga reflexão feita por mim, a respeito da noção de identidade religiosa. Reflito a partir da etnografia feita por mim dos franciscanos pertencentes a três dos diferentes ramos “legítimos” e contrasto esta família religiosa com dados que coletei, desde então, em outras famílias religiosas e no geral da Igreja Católica Romana. Busco com isto compreender e apresentar um quadro das identidades construídas que possibilite não só visualização da família franciscana, tomada como exemplo, como modelo do estudo, mas que outras famílias religiosas e não religiosas possam ser assim também vistas. Com isto, creio, ampliar a compreensão do campo religioso, chamando a atenção para a especificidade de tais famílias, congregações, ordens religiosas e espiritualidades, geradas pelas pessoas que as compõem e que nelas vivem em contraste com todos nós que lhes somos externos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

FILHO, A. P. P. Os filhos e “afilhados” de São Francisco de Assis: a construção da identidade religiosa e do parentesco da família franciscana. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 13, n. 26, p. p. 09–24, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v13i26.1542. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/1542. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos