Pluriatividade rural e residência urbana no Oeste do Paraná

Autores

  • Silvio Antonio Colognese
  • Jhonny Oli Devens

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v14i27.1570

Palavras-chave:

pluriatividade, agricultura familiar, domicílio urbano.

Resumo

O trabalho apresenta um caso de pluriatividade na agricultura familiar, combinada com a mudança do local de domicilio destas famílias do meio rural para o meio urbano. A caracterização deste fenômeno como um caso de pluriatividade se justifica uma vez que esta mudança do local de domicilio, acompanhada pela diversificação das atividades produtivas, é assumida conjuntamente pelos membros das famílias destes pequenos agricultores. Esta estratégia permite a continuidade da atividade agrícola combinada com o desenvolvimento de outras atividades
produtivas tanto dentro quanto fora do meio rural. Esta modalidade de pluriatividade é entendida como uma estratégia intermediária na trajetória destes pequenos agricultores, na passagem da vida rural para a vida urbana. Por isso, a mudança do local de domicilio para o meio urbano é definitiva. Já a mudança das atividades produtivas é lenta e gradual. Apenas após a morte do chefe destas famílias de agricultores, quando os filhos não assumem a continuidade do cultivo agrícola, é que a propriedade das terras é vendida. Isto sugere a continuidade no processo de concentração da propriedade da terra no Oeste Paranaense (Região estudada) e a diminuição gradativa da ocorrência da agricultura familiar neste contexto.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

COLOGNESE, S. A.; DEVENS, J. O. Pluriatividade rural e residência urbana no Oeste do Paraná. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 14, n. 27, p. p. 157–170, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v14i27.1570. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/1570. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>