Poliamor: uma forma não convencional de amar

Autores

  • Sandra Elisa de Assis Freire Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí no Departamento de Psicologia.
  • Valdiney Veloso Gouveia Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor Titular de Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v24i48.18965
Agências de fomento

Palavras-chave:

Amor, Poliamor, relacionamento amoroso, academia.

Resumo

O poliamor pode ser inserido na categoria dos relacionamentos chamados não monogâmicos, por dizer respeito a prática de se envolver em múltiplas relações afetivas e sexuais com o consentimento das pessoas envolvidas. As formas de relações amorosas alternativas, como é o poliamor, têm permanecido à margem da sociedade por questionarem o modo de união sexual legitimado na sociedade ocidental. O poliamor enquanto movimento começou a ter notoriedade por volta da década de 1990. Adquirindo maior visibilidade nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. A relevância da discussão e disseminação de tal temática tem sido evidenciada na academia, já que no ano de 2005 foi realizada na Universidade de Hamburgo, Alemanha, a primeira conferência internacional para discutir questões relacionadas ao poliamor. Não obstante, no Brasil, ainda são escassos os estudos envolvendo este tema. Nesta direção, esta pesquisa teve o objetivo de apesentar uma breve descrição sobre a história e prática do poliamor a partir da revisão bibliográfica dos estudos realizados no âmbito acadêmico, no intuito de conhecer o que tem sido produzido cientificamente sobre este tema.

Biografia do Autor

Sandra Elisa de Assis Freire, Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí no Departamento de Psicologia.

Doutora e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba.

Valdiney Veloso Gouveia, Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor Titular de Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

01-03-2018

Como Citar

FREIRE, S. E. de A.; GOUVEIA, V. V. Poliamor: uma forma não convencional de amar. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 24, n. 48, 2018. DOI: 10.48075/rtc.v24i48.18965. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/18965. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos