Poliamor: entre a institucionalização e a transgressão

Autores

  • Tatiane Costa
  • Marcus Cézar Belmino Professor do Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO).

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v24i48.18966
Agências de fomento

Palavras-chave:

Poliamor, Monogamia, Normatividade, Coerção.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir em que medida a experiência poliamorosa se difere das relações monogâmicas tradicionais. Para tanto, foi feita uma investigação em torno do modo como o amor é compreendido no Ocidente no decorrer dos últimos séculos e como a monogamia tornou-se a norma perante as formas de relacionamento amoroso. Essa leitura normativa do relacionamento monogâmico, também perpassa aspectos políticos, mas principalmente sociais e econômicos, por isso esse modelo acaba tornando-se hegemônico. A partir disso é discutido o poliamor como um novo modelo de relação afetivo-sexual e como ele difere das relações monogâmicas tradicionais mas que, também, perante o imperativo social, as práticas poliamorosas (assim como qualquer prática relacionada à sexualidade) é constantemente submetida à lógica normativa, e por isso acaba sendo institucionalizada. Percebemos que a institucionalização da sexualidade e sua normatização, aparece nos mais variados contextos da vida humana e, por isso, por mais que a experiência poliamorosa rompe com os ditames sociais em muitos aspectos, o caminho para a liberdade e autorização da diferença ainda possui um longo caminho a ser trilhado.

Biografia do Autor

Tatiane Costa

Graduada em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio (CE), bolsista do Programa Universidade para Todos, com formação básica em Gestalt-terapia pela Diálogos Clínica Gestáltica e Centro de Desenvolvimento de Pessoas e especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela FMJ/ESTÁCIO.

Marcus Cézar Belmino, Professor do Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO).

Graduação e mestrado em psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

01-03-2018

Como Citar

COSTA, T.; BELMINO, M. C. Poliamor: entre a institucionalização e a transgressão. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 24, n. 48, 2018. DOI: 10.48075/rtc.v24i48.18966. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/18966. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos