Políticas de Desenvolvimento Rural, produção e preservação ambiental: diálogo efetivo entre sociedade e natureza ou parasitismo mútuo de linguagem?

Autores

  • Osmar Tomaz de Souza
  • Hieda Maria Pagliosa Corona
  • Cimone Rozendo de Souza
  • Janise Bruno Dias
  • Joel Leandro Queiroga

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v15i29.1972

Palavras-chave:

Heterogeneidade, políticas públicas, desenvolvimento rural sustentável

Resumo

Os conhecidos limites e a insuficiência do modelo de desenvolvimento baseado na industrialização e no crescimento econômico vêm levando a sociedade a repensar práticas e a aprofundar o debate em torno do desenvolvimento sustentável. No meio rural, o termo “sustentável” foi incorporado às políticas públicas de desenvolvimento nas últimas décadas e trouxe implicações tanto para as práticas produtivas em curso quanto para a reprodução dos agricultores, especialmente os agricultores familiares. O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões e embates ligados aos temas espaços rurais, políticas públicas, desenvolvimento rural, produção e preservação ambiental a partir de resultados de pesquisas em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE SOUZA, O. T.; CORONA, H. M. P.; DE SOUZA, C. R.; DIAS, J. B.; QUEIROGA, J. L. Políticas de Desenvolvimento Rural, produção e preservação ambiental: diálogo efetivo entre sociedade e natureza ou parasitismo mútuo de linguagem?. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 15, n. 29, p. p. 147–167, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v15i29.1972. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/1972. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos