Lembrança, escritura e esquecimento: rituais da/ na escrita como tentativa de escapar à solidão e acobertar-se da loucura em Carolina Maria de Jesus

Autores

  • Fabiana Rodrigues Carrijo

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v26i51.22994
Agências de fomento

Palavras-chave:

Escrita de si, Discursividade literária, Carolina Maria de Jesus, Análise do Discurso, Foucault.

Resumo

Esta pesquisa investigou, a partir de uma análise teórico-metodológica repousada nos aportes da AD francesa, como um sujeito de um discurso constitui sua subjetividade através do exercício de uma escrita de si. Assim, este ensaio elencou as singularidades desta escrita de si, especialmente, por intermédio de dois diários íntimos de Carolina Maria de Jesus, notadamente, a partir do Quarto de despejo (1960). Os estudos apresentados, neste trabalho, intencionavam discutir o sujeito como um sujeito da escrita que se vale dela com o intuito de preservar o dia vivido na esperança blanchotiana de que se deve anotar para preservar e preserva-se para não passar incólume. Esta problemática do sujeito, relacionada com o produto de sua escrita, foi tomada por meio dos estudos apresentados por Foucault a partir das noções de escrita de si, cuidado de si, dos hypomnemata e das lettres de cachet, o que possibilitou inventariar a constituição de um sujeito por meio de sua escrita. Neste exercício de análise discursiva de um corpus de base literária, a partir de noções foucaultianas e de algumas notações temáticas de outros campos teóricos (como da crítica literária e dos estudos bakhtinianos), deliberou-se que a constituição do sujeito em várias posições-sujeito se produziu na e pela contradição: nem totalmente delator, nem propriamente porta-voz dos excluídos.

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues Carrijo

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), doutora em Estudos Linguísticos - UFU (2013) e professora na Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

31-07-2019

Como Citar

CARRIJO, F. R. Lembrança, escritura e esquecimento: rituais da/ na escrita como tentativa de escapar à solidão e acobertar-se da loucura em Carolina Maria de Jesus. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 26, n. 51, p. 112–123, 2019. DOI: 10.48075/rtc.v26i51.22994. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/22994. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres