A “escritura” como jogo de (des)montagem: um relato sobre a construção de uma “obra aberta”

Autores

  • Luciano von der Goltz Vianna Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v27i53.25924
Agências de fomento

Palavras-chave:

Crise Epistêmica, Etnografia, Suplementariedade, Paradigma.

Resumo

Exponho aqui um relato sobre um experimento de “escritura” (Derrida) onde há a proposta de uma leitura que constantemente submeta à crítica suas próprias “matrizes disciplinares” (Kuhn). Para isso foram compostas performances textuais onde são apresentados enigmas oriundos de algumas “epistèmês” (Foucault) antropológicas, as quais (des)montam quebra-cabeças etnográficos criados a partir de trabalho de campo realizado no (informação omitida para efetiva avaliação duplo-cego). O fio condutor de tal experimento é a hipótese de que a etnografia seria um “paradigma” (Kuhn) para a Antropologia. À medida que as “anomalias” (Kuhn) dessa etnografia vão sendo apresentadas, torna-se disponível ao leitor uma série de percursos para solucioná-las. Os sucessivos labirintos epistêmicos e o caráter não prescritivo da escritura parecem produzir uma espécie de “sensação de deriva” na leitura, no momento em que o experimento torna-se uma reescritura de um texto que está alhures de sua autocrítica.

Biografia do Autor

Luciano von der Goltz Vianna, Unioeste

Professor colaborador no curso de Ciências Sociais da UNIOESTE, doutor em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC, mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS e bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

25-09-2020

Como Citar

VIANNA, L. von der G. A “escritura” como jogo de (des)montagem: um relato sobre a construção de uma “obra aberta”. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 10–29, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v27i53.25924. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/25924. Acesso em: 25 abr. 2024.