Enrique Dussel e o desvelamento dos mitos modernos: Europa, modernidade eurocêntrica, ciência moderna e direitos humanos em xeque

Autores

  • Rayann Kettuly Massahud de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v27i53.25930
Agências de fomento

Palavras-chave:

Enrique Dussel, Giro-decolonial, Modernidade, Conhecimento moderno.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar o modo com Enrique Dussel, autor vinculado ao pensamento decolonial, pode contribuir para a realização de uma reflexão sobre a ciência e os saberes modernos considerados como legítimos. Para isso, primeiramente, são apresentados e desvelados alguns mitos sobre a Europa, a modernidade, o conhecimento moderno e os direitos humanos. Em seguida, é abordada a relação entre o início da modernidade e a constituição do conhecimento moderno, ressituando o debate que inaugura a filosofia moderna. A partir disso, evidencia-se que o pensamento decolonial não nega a relevância do conhecimento eurocêntrico, mas propõe uma compreensão mais abrangente do que é conhecimento e exige que as distintas formas de saberes sejam compreendidas como interessadas e temporal-espacialmente determinadas.

Biografia do Autor

Rayann Kettuly Massahud de Carvalho

Bacharel em direito pela UFLA. Mestre em Direito pela UFMG. Membro do Núcleo de Estudos Direito, Modernidade e Capitalismo (UFMG) e do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (UFMG)

Downloads

Publicado

25-09-2020

Como Citar

CARVALHO, R. K. M. de. Enrique Dussel e o desvelamento dos mitos modernos: Europa, modernidade eurocêntrica, ciência moderna e direitos humanos em xeque. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 84–98, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v27i53.25930. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/25930. Acesso em: 16 abr. 2024.