Bioética e cidadania: questões de filosofia política e sua relação com a medicina, engenharia genética os conhecimentos biológicos e engenharia genética

Autores

  • Francisco Antônio de Andrade Filho
  • Luciana Sarmento Moreira
  • Tiago Gomes de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v12i23.435

Palavras-chave:

Bioética, Cidadania, Medicina, Biologia e Engenharia Genética

Resumo

Discute-se muito, hoje, um novo paradigma do saber: a Bioética. Por que, nesta relação, uma atitude de reflexão, hoje, sobre o biopoder? De caráter interdisciplinar, tenta-se compreender esta nova disciplina como um novo paradigma da relação entre ciência e tecnologia, num confronto com possibilidades e problemas jusfilosóficos, de “ordem ontológica” e no modo de existir da pessoa humana e da própria essência constitucional, social e política da atual sociedade global. Indaga-se ainda: por que uma Filosofia da Medicina? Conhecer a Bioética na iátrica médico-profissional supõe-se enfrentar um dos desafios da Filosofia em sua interface com a Medicina, com a Biologia e Engenharia Genética.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE ANDRADE FILHO, F. A.; SARMENTO MOREIRA, L.; GOMES DE ANDRADE, T. Bioética e cidadania: questões de filosofia política e sua relação com a medicina, engenharia genética os conhecimentos biológicos e engenharia genética. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 12, n. 23, p. p. 65–88, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v12i23.435. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/435. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos