Entre a unidade e a distinção: a configuração paradoxal das relações de dominação e das relações de reciprocidade na teoria social de Simmel

Autores

  • Robson Rocha Rocha de Souza Júnior

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v24i47.8180
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Interação, relações de reciprocidade, relações de dominação, Georg Simmel

Resumo

Este estudo tem como propósito explorar a formulação simmeliana das relações de reciprocidade e das relações de dominação, através do apuramento do conceito central de seu pensamento, o condicionamento recíproco [Wechselwirkung], acentuando a configuração paradoxal dessas interações específicas que revelam, sob perspectivas opostas, o fundamento da interação humana, determinada, ao mesmo tempo, tanto pela propensão ao poder e à diferenciação que é própria aos indivíduos que agem numa interação; como pela tendência à harmonia e à unidade dos agrupamentos resultantes dessas interações. Ao longo do texto tentar-se-á demonstrar também que esses dois tipos de interação são homólogos, uma vez que são formas específicas de expressão de uma mesma configuração fundamental.

Downloads

Publicado

03-10-2017

Como Citar

ROCHA DE SOUZA JÚNIOR, R. R. Entre a unidade e a distinção: a configuração paradoxal das relações de dominação e das relações de reciprocidade na teoria social de Simmel. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 24, n. 47, 2017. DOI: 10.48075/rtc.v24i47.8180. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/8180. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos