A colaboração intergovernamental por meio de convênios para a educação no contexto da municipalização do ensino fundamental no estado do Parána

Autores

  • Danielle Cristina de Brito Mendes
  • Rosana Maria Oliveira Gemaque

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v17i33.8920

Palavras-chave:

Política Educacional, Municipalização do Ensino, Colaboração Governamental.

Resumo

O presente artigo trata sobre a colaboração intergovernamental entre o governodo Estado do Pará e os municípios de Abaetetuba; Bujaru; Marabá e Oriximiná no contextodo processo de implementação da política de municipalização do Ensino Fundamental noEstado do Pará, iniciada no ano de 1997, logo após a instituição do FUNDEF como principalfinanciador do Ensino Fundamental no Brasil. Elegemos como instrumento de análise osconvênios para a educação firmados entre os governos do Estado do Pará e dos quatromunicípios, no período de 1996 a 2004, com o objetivo de identificar como ficou a colaboraçãoentre estes após a municipalização das matrículas do Ensino Fundamental.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

MENDES, D. C. de B.; GEMAQUE, R. M. O. A colaboração intergovernamental por meio de convênios para a educação no contexto da municipalização do ensino fundamental no estado do Parána. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 71–88, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v17i33.8920. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/8920. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos