Comunidade de Fé e de Dádivas

Autores

  • Suely Dulce de Castilho

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v17i34.8985

Palavras-chave:

dádiva, culturas, quilombo contemporâneo.

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa etnografia realizada na Comunidade
Negra Rural Mata-Cavalo, localizado no Estado de Mato Grosso, para fins de doutoramento2.
O objetivo do texto aqui apresentado é apreender o sentido das festas de santo para a
comunidade e para as pessoas que delas participam. Ancorei-me na observação das festas
de São Benedito e nos relatos dos moradores tradicionais da localidade: festeiros e
festejadores. As informações foram apreendidas e interpretadas de acordo com a concepção
etnográfica de Geertz (1989: 321). Ou seja, “como um conjunto de texto” - teia de
significações - que, como pesquisadora, tentei ler por sobre os ombros daqueles a quem
ele pertence. O argumento está organizado de forma a demonstrar que as festas são
formas de dádivas manifestas entre as famílias e supõem, antes de qualquer coisa, o
fortalecimento de laços entre as pessoas, cujo fundamento é, concomitantemente demarcar
uma fronteira étnico-racial quilombola; fortalecer o vínculo entre as pessoas e aglutinar
forças na luta pela posse da terra e na conquistas de outros bens e melhorias. A festa tem,
portanto, papéis religioso, lúdico, mas também político.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE CASTILHO, S. D. Comunidade de Fé e de Dádivas. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 137–148, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v17i34.8985. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/8985. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos