LA SATISFACCIÓN Y EL SENTIDO DE PERTENENCIA COMO CONCEPTOS CLAVE PARA COMPRENDER LOS PROCESOS DE ADAPTACIÓN DE LOS MIGRANTES. EL CASO DE LA MIGRACIÓN IBEROAMERICANA EN LA CIUDAD DE MÉXICO

Autores

  • Vivian Romeo Aldaya

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v18i35.8997

Palavras-chave:

satisfacción, sentido de pertenencia, adaptación, comunicación intercultural

Resumo

Este trabalho é baseado na teoria da Adaptação Transcultural Cultural de Yun Kim,mais especificamente do seu conceito de adaptação e nos exemplos estruturais do mesmoque funcionam como aspectos e dimensões conceituais de onde devem ser abordados osprocessos de adaptação enfrentados pelos migrantes. Mas os exemplos de (competênciacomunicativa nativa, a comunicação interpessoal étnica e nativa, a comunicação de massaétnica e nativa, as condições do entorno na acolhida, e a predisposição psicológica dosimigrantes) não são metodicamente desenvolvidas na sua teoria, isto é, não estão determinadaspor categorias que permitam sua operacionalização, embora a teoria descreva onde estãolocalizados os processos que levaram à adaptação dos migrantes, o fato é que não possibilitauma abordagem empírica. Nesse sentido, este trabalho pretende explorar o conceito deadaptação proposto por Kim através de uma reflexão metodológica sobre o sentido depertencimento e de satisfação, pois acreditamos que são categorias-chave de análise dosprocessos adaptativos pelos quais passam os migrantes na cultura receptora.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ALDAYA, V. R. LA SATISFACCIÓN Y EL SENTIDO DE PERTENENCIA COMO CONCEPTOS CLAVE PARA COMPRENDER LOS PROCESOS DE ADAPTACIÓN DE LOS MIGRANTES. EL CASO DE LA MIGRACIÓN IBEROAMERICANA EN LA CIUDAD DE MÉXICO. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 9–30, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v18i35.8997. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/8997. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos