VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: TESTANDO TEORIAS DE CONTROLE SOCIAL

Autores

  • Thiago de Carvalho Guadalupe

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v19i37.9098

Palavras-chave:

Delinquência Escolar, Controle Social, Ligação à Escola, Aprendizagem Social.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os fatores que contribuem parao comportamento delinquente nas escolas, e partiu da importância dos mecanismos decontrole social no ambiente escolar. O trabalho foi fruto da pesquisa realizada em BH eRegião Metropolitana - Perdas Sociais causadas pela violência: as Escolas (CRISP/UFMG). Olevantamento do auto-relato dos estudantes sobre a participação ou não na delinquênciaescolar foi crucial para o desenvolvimento do modelo desenvolvido. Os resultados obtidosapontaram para uma forte influência das variáveis endógenas à escola para explicação dadelinquência juvenil, como: compromisso do aluno; ligação colegas/escola; crença nas normas;aprendizagem social; características sócio-demográficas (sexo e idade). Ainda verificou-seuma baixa influência das variáveis externas à escola, seja região ou até mesmo se ela é públicaou particular.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

GUADALUPE, T. de C. VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: TESTANDO TEORIAS DE CONTROLE SOCIAL. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 79–106, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v19i37.9098. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/9098. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos