AS EXPRESSÕES DA FRONTEIRA NA PRODUÇÃO MÚSICAL DE FOZ DO IGUAÇU/PR: EXPLORANDO OUTRAS FONTES PARA O ESTUDO DO SUJEITO FRONTEIRIÇO

Autores

  • Aline Simão Barroso Torres
  • Eric Gustavo Cardin

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v20i39.9816

Palavras-chave:

Fronteiras, música, questão social.

Resumo

O presente artigo análisa a região de confluência das fronteiras do Brasil, Paraguaie Argentina a partir da análise das letras de músicas de grupos de Foz do Iguaçu quediscutem o cotidiano na fronteira. A utilização da música como fonte de pesquisa deriva doesforço em construir leituras sobre a fronteira diferentes das demais produções acadêmicasexistentes sobre o universo em questão. Em grande medida, essas produções utilizamentrevistas com os sujeitos sociais que residem na fronteira, além de documentos oficiaissobre a região. Assim, buscamos apresentar outra visão dessa realidade, mesmo utilizandomoradores e trabalhadores dessas cidades, focamos a atenção para as representaçõesfornecidas pela produção artística, mais especificamente a música, a qual tem uma acessibilidademaior entre as comunidades das cidades.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

TORRES, A. S. B.; CARDIN, E. G. AS EXPRESSÕES DA FRONTEIRA NA PRODUÇÃO MÚSICAL DE FOZ DO IGUAÇU/PR: EXPLORANDO OUTRAS FONTES PARA O ESTUDO DO SUJEITO FRONTEIRIÇO. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 175–200, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v20i39.9816. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/9816. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos